Conheça a história de Miguel, um rubro-negro que precisa de você!

18/01/2016, 06:00
Por Thauan Rocha | Twitter @Thauan_R

No final de 2015 vi uma história emocionante de um pequeno rubro-negro, de apenas três anos, que luta pra ter uma vida normal. Essa é a história do filho do criador do perfil de humor @CriseNoFlamengo, muito querido pelos rubro-negros da FlaTT. O texto original foi escrito no blog feito para dar atualizações de seu tratamento.

 

Miguel, o pequeno rubro-negro, teve problemas no parto quando a bolsa rompeu. Havia grande quantidade de mecônio no líquido amniótico, o que pode ser um indicativo de problemas, por isso o parto teve que ser acelerado. Quando essa substância entra em contato com o pulmão do bebê, ela bloqueia as paredes celulares e impede a passagem de oxigênio para os vasos sanguíneos, além de irritar os canais dos pulmões e causar uma inflamação chamada pneumonia química.

Logo perceberam que ele estava asfixiado com tal substância e a pediatra teve dificuldade de aspirá-la, até que a médica da UTI-neonatal foi chamada e conseguiu fazer com que ele respirasse. Miguel teve que ir para a UTI, onde foi entubado e teve convulsões, mas ele foi forte e se recuperou bem até que, no quinto dia, conseguiu respirar sozinho e as convulsões foram controladas, além de não ter infecção nos pulmões. Porém, ainda não era possível saber se haveriam sequelas do asfixiamento.

Desde sua saída da UTI ele foi acompanhado pelo neuropediatra. Aos quatro meses foi retirado o anticonvulsivo que tomava e aos seis meses o médico confirmou que havia um atraso no seu desenvolvimento. Quando o Miguel estava com oito meses, indicaram a neuropediatra de Belo Horizonte, dra. Marcela Damásio, para ter mais uma opinião. Assim foi confirmada a lesão cerebral.

Miguel foi encaminhado para outros exames específicos e para a clínica de fisioterapia onde faz tratamento até hoje. Nessa clínica, a fisioterapeuta Valéria Cury, faz o acompanhamento dele e indica para a fisioterapeuta de Varginha o melhor tratamento para ele, porém foi difícil encontrar alguém que aceitasse trabalhar dessa forma. Foi então que começaram os períodos intensivos de fisioterapia, buscando melhores resultados em seu desenvolvimento. Mas então surgiu a fisioterapeuta Mírian Póvoa que havia mudado para Varginha e aceitou trabalhar em parceria com a Valéria.

Com os tratamentos intensivos e a continuidade do trabalho em Varginha, Miguel conseguia dar saltos de desenvolvimento, mas havia um tratamento ainda mais intensivo e eficaz, chamado Therasuit, porém esse tratamento ficaria mais caro do que os intensivos e ainda deve ser repetido a cada três meses. Ao serem instruídos por um advogado de Belo Horizonte, a família agora busca o direito de ter o tratamento pago pelo Estado, mas Miguel não pode esperar o poder judiciário decidir, pois isso pode levar muito tempo. Em julho/agosto de 2015, com esforços da família, ele fez o Therasuit, juntamente com sessões de terapia ocupacional e fonoaudióloga, o resultado foi excelente.

Além de todo esse tratamento de fisioterapia, ele ainda faz terapia ocupacional desde os 7 meses, equoterapia desde 1 ano de idade e tratamento com fonoaudióloga 2 vezes por semana em clínica particular e na Fuvae(APAE), onde foi matriculado em fevereiro de 2015. Na Fuvae(APAE), além do tratamento, ele faz os acompanhamentos e vai para a sala de aula.

Hoje, com 3 ano, Miguel tenta desenvolver todo o seu potencial, pois, apesar de seu atraso no desenvolvimento motor, ele é uma criança inteligente que tem possibilidade de aprender muitas coisas novas. Apesar de ainda não andar e falar, aos poucos vai fortalecendo a musculatura e desenvolvendo seu cérebro para conseguir essas habilidades.

Devido ao valor do tratamento e a necessidade de repeti-lo periodicamente, foi criada uma campanha de doação no site Vakinha (clique aqui para saber mais) e agora o Mundo Rubro Negro vem pedir a todos os leitores uma ajuda a esse pequeno rubro-negro. Doe e divulgue para os seus amigos nas suas redes sociais. Vamos fazer uma mobilização e mostrar que a Nação estará sempre junta para em prol de outros flamenguistas.

[metaslider id=15667]

Para saber mais basta acessar o blog colaborandocomomiguel.blogspot.com.br

Para doações basta acessar o link: vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-therasuit-para-o-miguel

Qualquer dúvida, o @CriseNoFlamengo estará a disposição para responder.


Partilha