As notícias já davam conta de que o estádio do River Plate receberia o jogo mais importante do continente em 2024. Mas faltava a confirmação. A própria AFA, Associação do Futebol Argentino, confirmou por intermédio de suas redes sociais que a final da Copa Libertadores acontece na capital do país nesta temporada.
“É oficial: Buenos Aires será sede da Final da Copa Libertadores 2024. Que alegria recebê-los em nosso país, Conmebol”, publica a AFA.
➕Flamengo já sabe quando vai conhecer rivais da Libertadores
Se não acontecer uma mudança radical de sede, como aconteceu nas últimas finais de campo neutro, o Monumental de Nuñez vai sediar o jogo que coroa o ápice de um grande time no ano. A Nação, é claro, espera que o Flamengo possa estar presenta para buscar o tetracampeonato fora de casa.
Quem esfrega as mãos com a notícia é Nicolás de la Cruz, reforço do Flamengo. Isso porque o uruguaio conhece bem a casa, tendo se consolidado como ídolo do clube argentino nos seis anos e meio que passou por lá. O craque foi campeão da Libertadores 2018, mas também foi vice para o Mengão em 2019, o que é mais uma boa lembrança dos flamenguistas com as cores que estarão presentes na arquibancada do estádio.
Outra curiosidade é que o título de 2019 também aconteceu em um Monumental, mas o de Lima, no Peru. Na época, era o maior estádio do continente. Após a reforma recente, o Monumental do River passou a ocupar esse posto, com capacidade para mais de 84 mil pessoas. Ou seja, para os torcedores supersticiosos, as notícias são boas.
Flamengo gosta de buscar títulos internacionais fora de casa
O Flamengo costuma ser campeão fora do Rio de Janeiro. Na Libertadores, apesar de ter vencido o Cobreloa na final de 1981 no Maracanã, o terceiro e decisivo jogo aconteceu no Uruguai. Em 2019, foi em Lima, no Peru. Em 2022, o palco foi outro Monumental: o de Guayaquil, no Equador. Nesse meio tempo, o time tive chances de alcançar a decisão no Maracanã em 2020 e 2023, o que não aconteceu.
E se o clube se dá tão bem ao redor do continente, nada como um estádio como do River, um dos fregueses do Mengão, para embalar mais uma coloração rubro-negra no continente sul-americano.