Confira curiosidades sobre a grande decisão entre Flamengo e Palmeiras
A decisão entre Flamengo e Palmeiras reserva algumas curiosidades muito interessantes. O duelo, no qual as duas equipes buscam o tricampeonato da Copa Libertadores da América, ocorre neste sábado (27).
Em Montevidéu, o confronto será disputado no Estádio Centenário, às 17h no horário de Brasília. Sob o comando dentro de campo, veremos o argentino Néstor Pitana como árbitro principal. Longe dos gramados, o chileno Júlio Bascuñan será o árbitro de vídeo.
Leia também: Em busca do Tri: confira quem será o árbitro da final da Libertadores
Nesse sentido, a Opta – grupo de pesquisa estatística sobre performance – e o MRN trazem algumas curiosidades em torno do confronto de sábado.
Final brasileira e palco conhecido na competição
A final entre Flamengo e Palmeiras será a quinta entre equipes do mesmo país. Desses cinco jogos, quatro tiveram brasileiros disputando a glória eterna.
Em 2005, São Paulo e Athletico Paranaense duelaram e o tricolor paulista saiu com o troféu pela terceira vez. Já em 2006, o São Paulo buscou o Tetra, mas perdeu para o Internacional. Nas duas ocasiões, os times brasileiro terminaram o ano campeões mundiais.
Além dessas partidas, o Palmeiras se sagrou campeão na última edição contra o Santos, no Maracanã. A partida foi a primeira com público na pandemia e Breno Lopes marcou o gol do título alviverde no último minuto.
O único confronto entre estrangeiros ocorreu em 2018. Na ocasião, River Plate e Boca Juniors fizeram uma decisão épica que terminou com título para a equipe de Marcelo Gallardo, no Santiago Bernabéu.
A decisão ficou marcada como a única que ocorreu em continente europeu, após o adiamento do jogo de volta devido a uma grande confusão no Monumental de Nuñez – essa foi a última final decidida em jogos de ida e volta.
Agora, a quinta final entre times do mesmo país marca o primeiro jogo entre Flamengo e Palmeiras na história da competição. Por sua vez, será a partida de número 413 no Estádio Centenário. A cancha, como dizem os uruguaios, é a que mais teve jogos de Copa Libertadores no torneio.
O estádio tem a honra de ter visto o Flamengo levantar sua primeira Copa. Em 1981, Flamengo e Cobreloa realizaram um terceiro jogo para decidir o troféu após uma vitória de cada equipe. Dessa forma, o Flamengo de Zico jogou muita bola e venceu por 2×0, com dois gols do Galinho.
Flamengo e Palmeiras possuem históricos diferentes em decisões
Essa será a sexta decisão do Palmeiras na Copa Libertadores. Nas cinco anteriores, venceu duas vezes. Já o Flamengo esteve presente em duas finais, obtendo o troféu nas duas edições (1981 e 2019).
Além de ser copeiro na Libertadores, o Flamengo também é reconhecido por nunca ter perdido decisões de Campeonato Brasileiro. Foram cinco: 1980; 1982; 1983; 1987; 1992.
Por outro lado, o Mengão já disputou sete decisões de Copa do Brasil e só se sagrou campeão em três oportunidades: 1990; 2006; 2013.
Em confrontos contra brasileiros, o Flamengo não perde há cinco partidas; as três vitórias e os dois empates ocorreram contra Cruzeiro (oitavas de 2018), Internacional (quartas de 2019) e Grêmio (semis de 2019).
Treinador criticado, mas referência na competição
Apesar de todas as críticas sobre o trabalho de Renato Gaúcho como técnico do Flamengo, é inegável que sua história na Libertadores é espetacular.
Ele é o treinador com mais vitórias na competição (50) e vive excelente fase: são seis vitórias consecutivas, correspondentes a todos os jogos mata-mata do Flamengo na atual edição.
Renato também pode realizar feito inédito com o Flamengo. Caso erga o troféu, será o primeiro título do Mais Querido conquistado de forma invicta. Também será a sua primeira Libertadores invicto.
Essa é a quarta decisão de Renato na competição, sendo três como treinador. Em 1983, ergueu o troféu jogando pelo Grêmio.
Como treinador, parou nas mãos de Cevallos, em 2008, quando comandava o Fluminense. O tricolor carioca acabou perdendo o título para a LDU. Em 2017, conquistou a competição comandando o Grêmio, derrotando o Lanús.
Flamengo e Palmeiras: dois times muito experientes
O Flamengo terá uma difícil missão pela frente. Com Abel Ferreira sob seu comando, o Palmeiras só perdeu duas vezes na competição em 19 jogos. O time do português eliminou o Atlético-MG na semifinal, mesmo sendo considerado tecnicamente inferior.
Vale ressaltar que será o primeiro duelo entre o atual e o penúltimo campeão da competição. Flamengo venceu em 2019, e Palmeiras foi o conquistador da edição de 2020.
Além disso, o goleiro Weverton dificilmente é vazado no torneio, não tomando gols em sete partidas nessa edição. Cabe a Gabigol, portanto, acabar com a efetividade do arqueiro rival. Afinal, Gabriel é o artilheiro da competição, com dez gols marcados.
O Príncipe da Gávea é o maior artilheiro da história do Flamengo na competição, com 21 gols anotados entre 2019 e 2021.
Caso Gabigol marque na decisão, ele será o primeiro atleta no século XXI a marcar 11 vezes em uma edição de Libertadores. A torcida espera, é claro, que o menino com nome de anjo balance as redes e siga batendo recordes.
Danilo Jordão no Twitter e Instagram