Confira como ficou o time de basquete do Flamengo após a chegada de Pepe Vildoza
O time de basquete do Flamengo segue sua jornada de reconstrução do elenco, e a chegada do armador argentino Pepe Vildoza ajudou a clarear as ideias do treinador Gustavo de Conti. Aos poucos, o Flabasquete vai ganhando cara e estofo.
José “Pepe” Vildoza é o sexto reforço oficial nessa temporada 2022-23. O armador nascido no distrito argentino de Cordoba é conhecido pela qualidade no passe e passou recentemente pela Europa, no KK Cibona da Croácia.
Leia mais: Vidal herdará numeração de ídolo do Flamengo na Libertadores
Perfil do reforço
Vildoza é jovem, tem apenas 26 anos mas já tem uma certa experiência. Além do basquete europeu passou pelo San Lorenzo da Argentina e Libertad Sunchales, também do seu país natal. Pela equipe de Boedo, teve algumas conquistas nacional e internacionalmente, inclusive com prêmios de MVP de finais.
A prioridade para Vildoza será suprir a vaga de Yago Matheus, o Monstrinho, que saiu do Flabasquete rumo a Alemanha. O armador estrangeiro já havia aparecido no radar rubro-negro no começo da janela de transferências, mas as negociações esquentaram mesmo depois que Yago foi para o Globl Jam, já que ali o jogador teria visibilidade internacional.
Os outros reforços
Vildoza terá uma dura missão de ajudar a guiar o time do Flabasquete rumo aos títulos novamente, mas não estará sozinho nessa empreitada. O argentino Junta-se aos brasileiros Gui Deodato vindo do Minas Tênis Clube, e a dupla ex-Bauru Basket, o ala Gabriel Jaú e o pivô Rafael Hettsheimer.
Além desses, também vieram outros dois jogadores argentinos, Penka Aguirre, que já jogou com Pepe Vildoza e Loku Cuello. O Flabasquete tem uma certa tradição em trazer hermanos para a equipe. Recentemente teve Franco Balbi, que ganhou tudo no Orgulho da Nação.
Nas últimas temporadas alguns atletas argentinos jogaram bem no Flamengo, especialmente Chuzito González. Outros como Fabián Sahdi e Diego Figueredo tiveram boas participações, mas pontuais. Além deles, vale lembrar do ala Walter Herrmann, que chegou a NBA pelo Charlotte Bobcats e Detroit Pistons, além de Nicoláss Laprovittola que foi do San Antonio Spurs e joga atualmente no Real Madrid.
Vale lembrar que Dar Tucker, Brandon Robinson e Balbi saíram do Flabasquete, assim como o pivô brasileiro JP Batista, que também se despediu do Mais Querido.
O elenco
O elenco que Gustavinho de Conti conta atualmente com os armadores José Vildoza e Penka Aguirre, o ala-armador Martin Cuello, os alas Gui Deodato e Gabriel Jaú. Entre os grandões, seguem os alas-pivôs-Olivinha e Rafael Rachel e os pivôs Hettsheimeir, Rafael Mineiro.
O foco agora é arrumar pelo menos mais um ala-armador e um pivô. Como o Flabasquete está disputando a LDB, não seria anormal pensar que jogadores como Emanuel, Matheus Leoni e mais outros jogadores poderiam subir para a equipe profissional.
A previsão de retorno a partidas oficiais será em setembro próximo, quando começará o Campeonato Carioca de Basquetebol, organizado pela FBERJ. Os participantes do torneio ainda não foram completamente definidos, mas certamente será um bom teste para Pepe Vildoza e companhia.