Como vitória do Flamengo sobre o Santos em 2009 foi importante para o hexa

30/10/2023, 17:56
Adriano Imperador disputa a bola em jogo entre Flamengo e Santos, em 2009, pelo Brasileirão.

Ainda sonhando com o título do Brasileirão, o Flamengo terá compromisso contra o Santos nesta quarta-feira (1º), pela 31ª rodada. Na campanha histórica do título de 2009, vitória de virada contra o time paulista marcou grande mudança de chave para o Rubro-Negro na competição.

Na ocasião, o Flamengo não vencia o Santos na Vila Belmiro desde 1976 e vivia crise fora e dentro de campo. O Mengão estava na 11ª colocação do Brasileiro após 13 rodadas, com 17 pontos. Além disso, o técnico Cuca foi demitido dias antes da partida e o jogo marcou a estreia de Andrade como interino.

Leia mais: Flamengo x Santos: mais de 40 mil ingressos vendidos para jogo em Brasília

Robson abriu o placar para o Santos aos 20 minutos do segundo tempo, e o Fla estava com dificuldades em campo. Com exceção de Adriano Imperador, o Camisa 10 estava inspirado e empatou o jogo em chute de fora da área. Já no fim do jogo, a vitória rubro-negra veio com gol contra do lateral Pará.

O Flamengo subiu para a nona colocação com a vitória e seguia distante das primeiras colocações. Entretanto, o aproveitamento da equipe no Brasileirão 2009 deu um salto a partir da 14ª rodada e culminou na conquista do título no último jogo da competição.

Antes de enfrentar o Santos, o aproveitamento do Fla no torneio era de 43,5%: quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Com a demissão de Cuca e a efetivação de Andrade, o clube teve 66,7% de aproveitamento: quinze vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

Dessa forma, os torcedores rubro-negros esperam que uma vitória nesta quarta tenha o mesmo efeito na equipe. Restando nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro 2023, o técnico Tite busca aumentar a confiança do elenco para emplacar arrancada na reta final.

Tropeço do Botafogo aumenta chance de título do Flamengo

O Botafogo perdeu para o Cuiabá por 1 a 0, neste domingo (29), e passa por grande queda de desempenho no segundo turno do Brasileirão. Os tropeços do rival alimentam esperança de título no Flamengo, que teve pequeno aumento na chance matemática de título.

Com 50 pontos e na quinta colocação, o Flamengo precisa tirar vantagem de nove pontos para o rival. De acordo com estimativas da UFMG, o Rubro-Negro 2,6% de chance de ser campeão.

Além disso, há expectativa entre os torcedores que o Botafogo perca pontos nas próximas rodadas. Afinal, o time terá sequência contra Palmeiras, Vasco, Grêmio, Red Bull Bragantino e Fortaleza.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.