Como treinador, Filipe Luís tem 100% de aproveitamento contra Botafogo

03/02/2025, 09:38
Atualizado: 03/02/2025
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - OCTOBER 26: Filipe Luis coach of Flamengo gestures during the match between Flamengo and Juventude as part of Brasileirao 2024 at Maracana Stadium on October 26, 2024 in Rio de Janeiro, Brazil.

Filipe Luís segue fazendo história como técnico do Flamengo. Neste domingo (2), o comandante rubro-negro venceu mais um título a frente do Mais Querido, desta vez contra o Botafogo pela Supercopa Rei. O alvinegro é presa fácil do treinador, que possui retrospecto de 100% contra o rival carioca.

A decisão da Supercopa foi a primeira vez que Filipe enfrentou o Botafogo no futebol profissional. Anteriormente, o técnico havia enfrentado o rival em quatro ocasiões no futebol de base, vencendo todas as partidas. Inclusive, dois desses jogos, foi contra o treinador interino do alvinegro, Carlos Leiria, na categoria Sub-20.

Flamengo começa semana pensando em controle de carga para não repetir 2024

Filipe Luís iniciou sua carreira como técnico começando pelo Sub-17 do Flamengo, onde conquistou o título da Copa Rio Sub-17. Após a saída de Mário Jorge, o ex-lateral comandou o Sub-20 do Mais Querido, liderando no título do Mundial no Maracanã, contra o Olympiakos-GRE. Depois da demissão de Tite, Filipe assumiu o clube em outubro de 2024, sendo campeão da Copa do Brasil no mês seguinte.

Flamengo 5 x 2 Botafogo (Copa Rio Sub-17)

No primeiro confronto pelo clássico carioca, Filipe Luís promoveu uma virada com direito a goleada contra os alvinegros. Em partida válida pelas semifinais da Copa Rio Sub-17, o Rubro-Negro goleou o rival após estar perdendo por 2 a 0 aos 12 minutos de jogo.

O meia-atacante Joshua marcou um hat-trick no jogo de ida da semifinal, além do atacante Douglas Telles ter anotado dois gols para o Mais Querido. A goleada na Gávea deixou o Flamengo com uma vantagem muito favorável para a classificação para a final.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Botafogo 2 x 3 Flamengo (Semifinal Copa Rio Sub-17)

Pelo jogo de volta das semifinais da Copa Rio Sub-17, o Rubro-Negro levou a melhor novamente contra o Botafogo. Joshua e João Camargo marcaram os gols do Flamengo, que também contou com um gol contra do zagueiro adversário para ajudar na vitória.

No agregado total, o Mais Querido venceu o Botafogo por 8 a 4. Na final, disputada contra o Vasco, O Flamengo saiu vencedor, conquistando o troféu da competição, que foi o primeiro de Filipe Luís como treinador na carreira.

Flamengo 3 x 2 Botafogo (Campeonato Carioca Sub-20)

Em partida que valia a liderança da Taça Guanabara Sub-20, o Flamengo venceu o Botafogo em partida eletrizante. No final do primeiro tempo, quando estava 2 a 0 para os alvinegros, o Rubro-Negro começou a virada com gol do meia-atacante Guilherme. Na segunda etapa, Wallace Yan marcou o gol de empate do confronto.

O gol da virada foi especial. O lateral-esquerdo Zé Welinton, em bela jogada ensaiada com o zagueiro Iago, marcou um belo gol de falta que decretou a virada rubro-negra. Esta foi a primeira partida entre Filipe Luís e Carlos Leiria no clássico carioca.

Flamengo 2 x 1 Botafogo (Campeonato Brasileiro Sub-20)

11 dias após o confronto pelo Carioca, o clássico carioca voltou a acontecer pela 15ª rodada do Brasileirão Sub-20. Novamente de virada, o Flamengo de Filipe Luís levou a melhor contra o Botafogo de Carlos Leiria, que assistiu Lorran e Zé Welinton, novamente de falta, marcarem os gols do Mais Querido.

A partida foi marcada pelo intenso domínio do Rubro-Negro contra o Botafogo, que jogou a maior parte do tempo recuado, culminando numa grande diferença de posse de bola: 61% do Flamengo e 39% do alvinegro. Na competição, o Mais Querido terminou em segundo na fase de grupos, no entanto, foi eliminado para o Fortaleza nas quartas de final.

Flamengo 3 x 1 Botafogo (Supercopa Rei 2025)

No primeiro confronto contra o rival pelo futebol profissional, o Flamengo de Filipe Luís deu uma aula de futebol no estádio Mangueirão, em Belém-PA. Antes da paralisação devido às fortes chuvas, o Rubro-Negro havia saído na frente com Bruno Henrique marcando de pênalti aos 12 minutos do primeiro tempo.

Após mais de 1 hora de paralisação, o jogo retornou com o Rei dos Clássicos anotando um gol de placa aos 20 minutos da primeira etapa. O Flamengo teve um amplo domingo sobre o Botafogo, que foi resistindo às diversas chances criadas pelo Rubro-Negro, até que Luiz Araújo desarmou Lucas Halter e marcou um belo gol de cavadinha.

O gol de Patrick de Paula não foi suficiente para impedir o terceiro título de Supercopa do Flamengo, que coroou Bruno Henrique e Arrascaeta como os maiores vencedores com o Manto Sagrado, com 14 títulos conquistados, ultrapassando Zico, Júnior e Gabigol, que possuem 13.