Como o Flamengo pode reduzir custos do estádio? Especialista responde

20/02/2025, 20:22
Atualizado: 20/02/2025
Projeto do estádio do Flamengo
O Flamengo passa por um momento importantíssimo de sua história já que começou a dar os passos para a construção de seu estádio. Neste momento, a nova diretoria do clube, gerida por Bap, revisa o planejamento feito pela gestão anterior, no entanto, problemas, principalmente orçamentais, rodeiam o projeto.
 
O canal do YouTube 'Mundo na Bola', então, trouxe "soluções" que podem ajudar o Flamengo a reduzir o custo do estádio, passando desde otimização de espaço, até cortes e projeto do zero.
 
 
O especialista começa avaliando que todo local tem que ser analisado de acordo com sua funcionalidade e rentabilidade. Ou seja, tal coisa só pode ser inserida no projeto do estádio, caso gere lucro ao Flamengo.

"Tem que observar cada centímetro e fazer uma otimização desse projeto relacionando o corte de uma determinada área ou a diminuição de uma determinada especificação contra a receita que aquela área gerará. Item por item", disse.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo de R$1.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Além disso, a simplicidade pode ser a base do projeto, já que no momento, o valor estipulado pela antiga gestão não bate com o que está sendo cotado no momento.

"O projeto tem que ser simples e depois, se houver espaço, aí faça melhoras, criem-se situações mais interessantes. Mas, no momento, você tem que partir do projeto simples para caber na conta. Porque o que acontece? Agora tem uma bomba lá na mão da gestão do Bap, que é o seguinte, hoje o que tem na mesa é um projeto que custa 3 bilhões de reais, não tem nada a ver com o 1,7 que foi prometido pelo Landim", declarou.

Especialista começar projeto do zero

Apesar do projeto inicial ter gerado ansiedade e muita esperança da Nação, o especialista do Mundo na Bola avaliou que uma das opções para reduzir os custos do estádio, seja justamente começar do 0.

"Refazer o projeto. Esquece esse projeto, põe esse projeto de lado, vamos começar do zero. Ou pegar esse projeto e melhorar esse projeto em termos de eficiência. Me parece a melhor coisa a fazer. Tem muita coisa já feita nesse projeto que deve ser aproveitado. Então, eu pegaria esse projeto e falaria assim, agora vamos enxugar isso aqui até não dar mais", avaliou.