Como o Flamengo pode reduzir custos do estádio? Especialista responde

Atualizado: 20/02/2025, 20:22
Projeto do estádio do Flamengo
O Flamengo passa por um momento importantíssimo de sua história já que começou a dar os passos para a construção de seu estádio. Neste momento, a nova diretoria do clube, gerida por Bap, revisa o planejamento feito pela gestão anterior, no entanto, problemas, principalmente orçamentais, rodeiam o projeto.
 
O canal do YouTube 'Mundo na Bola', então, trouxe "soluções" que podem ajudar o Flamengo a reduzir o custo do estádio, passando desde otimização de espaço, até cortes e projeto do zero.
 
 
O especialista começa avaliando que todo local tem que ser analisado de acordo com sua funcionalidade e rentabilidade. Ou seja, tal coisa só pode ser inserida no projeto do estádio, caso gere lucro ao Flamengo.

"Tem que observar cada centímetro e fazer uma otimização desse projeto relacionando o corte de uma determinada área ou a diminuição de uma determinada especificação contra a receita que aquela área gerará. Item por item", disse.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Além disso, a simplicidade pode ser a base do projeto, já que no momento, o valor estipulado pela antiga gestão não bate com o que está sendo cotado no momento.

"O projeto tem que ser simples e depois, se houver espaço, aí faça melhoras, criem-se situações mais interessantes. Mas, no momento, você tem que partir do projeto simples para caber na conta. Porque o que acontece? Agora tem uma bomba lá na mão da gestão do Bap, que é o seguinte, hoje o que tem na mesa é um projeto que custa 3 bilhões de reais, não tem nada a ver com o 1,7 que foi prometido pelo Landim", declarou.

Especialista começar projeto do zero

Apesar do projeto inicial ter gerado ansiedade e muita esperança da Nação, o especialista do Mundo na Bola avaliou que uma das opções para reduzir os custos do estádio, seja justamente começar do 0.

"Refazer o projeto. Esquece esse projeto, põe esse projeto de lado, vamos começar do zero. Ou pegar esse projeto e melhorar esse projeto em termos de eficiência. Me parece a melhor coisa a fazer. Tem muita coisa já feita nesse projeto que deve ser aproveitado. Então, eu pegaria esse projeto e falaria assim, agora vamos enxugar isso aqui até não dar mais", avaliou.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.