Desfalques e últimos jogos: como chega o São Paulo para enfrentar o Flamengo

16/04/2024, 16:35
Time do São Paulo perfilado antes de confonto com o Fortaleza; equipe de Carpini é adversária do Flamengo pelo Brasileirão

O Flamengo finaliza os últimos detalhes para enfrentar o São Paulo, nesta quarta-feira (17), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Após estreia com vitória fora de casa, o Mengão fará o primeiro jogo em seus domínios para seguir 100% na competição e vai enfrentar adversário que passa por momento muito conturbado dentro e fora de campo.

O Flamengo começou o campeonato com vitória sobre o Atlético-GO, em jogo marcado por expulsões, pênaltis e gol da vitória no último minuto. Os gols do Mengão foram marcados por De La Cruz, em golaço de falta, e Pedro. Já o São Paulo, por outro, abriu o Brasileirão com derrota diante de seu torcedor.

➕: Flamengo x São Paulo: Maracanã terá esquema especial de trânsito

O time paulista sofreu derrota por 2 a 1 para o Fortaleza que fez o nível de pressão sobre a comissão técnica e os jogadores subir. A equipe até dominou a posse de bola e teve mais finalizações, mas mostrou muita dificuldade de criação e ficou muito exposta aos contra-ataques certeiros do adversário.

Lucero e Machuca foram os responsáveis pelos gols do Fortaleza, enquanto André Silva diminuiu para o São Paulo nos minutos finais. Acabado o confronto, o técnico Thiago Carpini foi chamado de “burro” pelos são-paulinos presentes no Morumbis.

O treinador balança no cargo e um revés para o Flamengo no Maracanã provavelmente vai sacramentar sua demissão. Jornalistas que cobrem o São Paulo, aliás, afirmam que a diretoria não confiança na volta por cima do trabalho e já conversa com nomes de substitutos.

As reclamações pedem mudanças contra o desempenho e os resultados ruins. Apesar do título da Supercopa sobre o rival Palmeiras, torcedores pedem a saída de Carpini pelas atuações muito abaixo do esperado. O treinador tem sete vitórias, seis empates e quatro derrotas no ano (52% de aproveitamento).

Os resultados dos últimos quatro jogos também pensam muito contra. O time foi eliminado do Paulista pelo Novorizontino, perdeu estreia da Libertadores para o Talleres e perdeu para o Fortaleza. A única vitória foi contra o chileno Cobresal, time muito inferior.

Para ficar de olho: Calleri

O São Paulo terá uma “vantagem” no Maracanã: poderá jogar recuado sem sofrer pressão de seu torcedor. A estratégia de Thiago Carpini provavelmente será se defender bem e tentar buscar Jonhatan Calleri no setor ofensivo. Artilheiro da equipe no ano com quatro gols, o ídolo são-paulino é a grande esperança contra o Fla.

O centroavante argentino é muito forte nas jogadas aéreas e para segurar a posse de bola no campo ofensivo. Portanto, a tendência é que o São Paulo jogue bolas longas para o atacante disputar espaço com zagueiros do Flamengo. Além disso, a maioria das jogadas de bola parada serão para o atacante.

Desfalques, retorno e provável escalação do São Paulo

Carpini tem cinco desfalques de peso confirmados para encarar o Flamengo. São eles: os meias Lucas Moura, James Rodriguez, Wellington Rato e Luiz Gustavo, e o lateral-direito Rafinha. James Rodriguez é o único do quarteto que não é titular, mas ainda sim faz falta na relação para time que não possui elenco com muitas opções.

Por outro lado, o clube confirmou o retorno do atacante Ferreira e do lateral-esquerdo Patryck Lanza. Eles devem começar a partida no banco de reservas, mas também dão opção para Carpini abandonar sistema de três zagueiros e fazer alteração tática.

A provável escalação é com três zagueiros, mesmo time que enfrentou o Fortaleza, mas Ferreirinha pode aparecer onze inicial em sistema de quatro na defesa e três atacantes. O time que deve começar é: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius, Pablo Maia, Alisson, Galoppo e Michel Araújo; Luciano e Calleri.

A outra variação possível tem duas alterações no time, saindo um zagueiro e um meia: Rafael; Igor Vinícus, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson e Galoppo; Ferreira, Luciano e Calleri.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.