Desfalques e últimos jogos: como chega o Botafogo para enfrentar o Flamengo
O Flamengo finalizou preparação para disputar clássico contra o Botafogo, neste domingo (28), às 11h, no Maracanã, pela quarta rodada do Brasileirão. Invicto na competição e empatado na liderança, o Rubro-Negro chega ao jogo com a missão de vencer para tentar se isolar no topo da tabela e consequentemente pode encerrar sequência positiva do rival.
O Flamengo tem sete pontos e está empatado com o Red Bull Bragantino, que lidera pelo número de gols feitos. O time paulista tem difícil confronto fora de casa com o Fortaleza e seria natural um tropeço. Já o Botafogo venceu seus dois últimos jogos e ocupa a terceira posição com seis pontos, ou seja, o clássico é também confronto direto na tabela do Brasileiro.
➕: Com golaço do meio-campo, Flamengo de Filipe Luís vinga Sub-15 e bate Fluminense
O rival rubro-negro vive bom momento após a chegada conturbada do técnico Artur Jorge, que perdeu seus dos primeiros jogos. São três vitórias nos últimos três jogos, dois pelo Brasileirão e um pela Libertadores, com nove gols marcados e dois sofridos.
O recorte do treinador começa com duas derrotas, a primeira por 1 a 0 para a LDU, no Equador, e depois o time perdeu de 3 a 2 de virada para o Cruzeiro. Entretanto, emplacou sequência positiva contra times inferiores e ganhou confiança antes do clássico com o Mengão. A primeira vitória foi por placar mínimo contra o Atlético-GO, seguida por goleada de 5 a 1 sobre o Juventude e triunfo sobre o Universitário, do Peru.
O Flamengo segue favorito, já que deve ir a campo com time completo e dificilmente proporcionará mesma facilidade aos atacantes do rival como os times citados. Mas ficou ainda mais claro que o bom momento eleva a mora do alvinegro durante coletiva do técnico Artur Jorge após vitória na Libertadores.
“Teremos um jogo muito difícil contra um dos candidatos ao título, é uma equipe de grande qualidade técnica. Tentaremos estar preparados. Ninguém ganha os jogos antecipadamente, tentaremos nos preparar para estar preparados”, disse.
Para ficar de olho: Junior Santos
O Botafogo fez contratações de peso para o ataque nesta temporada, com chegadas de Jeffinho e Luiz Henrique, mas o grande destaque até aqui é Junior Santos. O ponta-direita tem 14 gols e quatro assistências na temporada, o que faz dele um dos artilheiros do Brasil no ano.
O atacante é ponta-direita de origem, mas tem muita liberdade para se movimentar em esquema de quatro atacantes de Artur Jorge. Ele está em constante troca de posição com Luiz Henrique, Savarino, Tiquinho Soares ou qualquer outro atleta que esteja desempenhando funções ofensivas. Assim, próximo do gol em muitos momentos, tem aproveitado as oportunidades de marcar.
A tendência é que os dois times briguem pelo controle da posse de bola em um primeiro momento. Contudo, é importante a defesa rubro-negra estar atenta também à velocidade do jogador adversário, principal válvula de escape para contra-ataques.
Provável escalação do Botafogo contra o Flamengo
O Botafogo tem cinco desfalques para encarar o Flamengo no Maracanã. Os mais importantes certamente são Tiquinho Soares (lesão muscular), Matheus Nascimento (lesão muscular) e o lateral-esquerdo Marçal. Além do trio, Rafaeal e o zagueiro Pablo estão no DM.
Sem centroavantes para a partida, Artur Jorge deve promover a entrada de Eduardo no time e repetir ataque móvel que buscou vitória na Libertadores. Na ocasião, o meia entrou como espécie de segundo atacante no esquema com bastante liberdade e marcou dois gols. Além disso, o treinador tem dúvidas no meio-campo e pode colocar Jeffinho na vaga de Savarino.
Confira provável escalação: John, Damián Suárez, Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Danilo, Tchê Tchê (Marlon Freitas) e Eduardo; Luiz Henrique, Savarino (Jeffinho) e Júnior Santos.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.