Desfalques e últimos jogos: como chega o Bolívar para enfrentar o Flamengo
O Flamengo finalizou a preparação para enfrentar o Bolívar, nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Mengão viaja para fazer partida em La Paz, a 6.640 metros acima do nível do mar, terá a difícil missão de encarar o líder do grupo fora de casa e é importante pontuar para depender apenas de si para classificar na liderança.
O Flamengo chega ao confronto com quatro pontos e ocupa a segunda posição do grupo. A equipe estrou com empate contra o Millonarios, na Colômbia, e venceu o Palestino (CHI) no Maracanã. Já o Bolívar venceu os dois times em ordem inversa: 4 a 0 na estreia sobre os chilenos e 3 a 2 sobre o Millonarios.
➕: Torcedor compara Nuggets x Lakers ao Flamengo em 2009
A liderança do grupo que tem o Flamengo normalmente faria o clima do Bolívar ser ótimo, mas a realidade da equipe é outra. Isso porque o bom momento na Libertadores contrasta com vexame que o time passou no Apertura do Campeonato Boliviano ao ser eliminado em casa para o San Antonio Bulo Bulo, na última quinta-feira (18).
A equipe do técnico Flavio Robatto deixou a competição após derrota no jogo de ida e empate na partida decisiva. O placar agregado de 2 a 1 chama a atenção não só por o Bulo Bulo ser time de menor expressão, mas também porque a equipe é da cidade de Entre Ríos, que não tem efeitos de altitude. Assim, apesar de viajar o país todo, certamente os atletas sentem efeitos da altitude de 3.640 metros.
O jogo completou sequência de quatro partidas que o Bolívar apresentou desempenho duvidoso. Desde que goleou o Palestino, no dia 4 de abril, a equipe soma duas derrotas, um empate e apenas uma vitória. O único triunfo foi justamente contra o Millonarios, em jogo que abriu 3 a 0 e viu o adversário pressionar para chegar em 3 a 2.
Sendo assim, a partida com o Flamengo é importante para a equipe dar resposta ao torcedor que deve compareceu em bom número ao Estádio Hernando Siles Stadium. Além disso, com dois jogos fora de casa no returno do grupo, o time pode se complicar pela classificação em caso de derrota para o Mengão.
Para ficar de olho: Francisco da Costa
O grande destaque do time do Bolívar é um atacante brasileiro: Francisco da Costa. Centroavante de origem, ele pode atuar tanto no comando de ataque quanto aberto pelo lado direito e vive um de melhores momentos de sua carreira. Chico, como é conhecido, é artilheiro do time na Libertadores e em toda a temporada de 2024.
Francisco possui oito gols no total nesta temporada, sendo três nos dois primeiros jogos de Libertadores. Ele ficou na segunda colocação da artilharia do Campeonato Boliviano, com cinco gols, ao lado do Fernando Saucedo e Carlos Melgar (Guabira). Craque do time, ele se destaca também nas assistências e foi o segundo melhor do torneio nacional com cinco passes para gol.
Os dois primeiros gols na Libertadores foram na goleada sobre o Palestino. Ele marcou em cobrança de pênalti e depois venceu defensores adversário em cobrança de escanteio e fez gol de cabeça. Já o terceiro mostrou outra valência do atleta: cercado por três, ele fez jogada individual e marcou golaço de fora da área.
Provável escalação do Bolívar contra o Flamengo
Flavio Robatto tem apenas um desfalque para enfrentar o Flamengo. O lateral-direito Yomar Rocha foi expulso contra o Millonarios e cumpre suspensão automática. Assim, o treinador deve fazer apenas uma mudanças na escalação que derrotou o time colombiano.
A provável escalação do Bolívar para enfrentar o Flamengo é: Lampe; Paz, Orihuela; Jesús Sagredo, José Sagredo; Justiniano, Saucedo, Vaca; Bruno Sávio (Algarañaz), Patito Rodríguez , Chico da Costa.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.