Comissão rejeita proposta para reeleição de Landim no Flamengo
Nesta quinta-feira (30), a comissão de estatuto do Flamengo rejeitou a proposta para permitir nova reeleição do presidente Rodolfo Landim. A proposta foi feita pelo conselheiro José Carlos Peruano. A informação é do jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo.
De acordo com Peruano, o motivo para o pedido era manter o Rubro-Negro no caminho vencedor dos últimos anos. Assim, seria necessária uma alteração no texto do artigo 69 do estatuto, autorizando que Rodolfo Landim concorra em mais uma eleição, em 2024, caso conquiste títulos relevantes no futebol durante a temporada atual.
Leia mais: Justiça exclui gerente de transição do Flamengo de denúncia sobre Ninho
Entretanto, a lei 13.155 de 2015, que regulamenta o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), só permite uma reeleição para os clube que fazem parte do programa. Sendo assim, o Flamengo teria que abandonar o Profut.
Comissão aguarda proposta para extensão de mandato de Landim no Flamengo
Nos últimos dias, surgiu um novo debate sobre mudança no estatuto do Flamengo. A emenda em questão tornaria o mandato presidencial do Rubro-Negro de quatro anos, e não três. No entanto, no caso de um mandato de quatro anos, o mandatário do Flamengo não teria o direito à reeleição.
Portanto, o próximo presidente já estaria sob as novas regras e teria apenas um mandato de quatro anos. Por outro lado, grupos de apoio de Landim querem que o atual presidente tenha mais um ano de mandato. Apesar de garantir que não pretende ficar um ano além do previsto quando eleito, Landim não descarta a possibilidade.
“Eu fui eleito por três anos, minha vontade na época era não ter sido reeleito. Conversei com minha família, com os potenciais candidatos para saber o que pensavam. Todos me pediram para continuar. Não tenho o menor interesse em ficar além dos meus três anos. Mas é uma discussão de equipe. Temos que conversar para entender os impactos que essas mudanças trariam. Particularmente, quatro anos sem reeleição sempre foi o que eu defendi há muito tempo”, disse o presidente do Mengão.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.