A Comissão Especial de Licitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro habilitou Flamengo e Fluminense para a disputa da concessão do Maracanã. Nesta terça-feira (19), o governo divulgou resultado da análise de documentos e confirmou que todos os concorrentes foram aprovados. Além da dupla Fla-Flu, Vasco e Arena 360 disputam a administração do estádio.
Os consórcios entregaram as propostas no dia 7 de dezembro e já finalizaram a primeira etapa do processo de licitação. Agora, os clubes têm cinco dias para possíveis impugnações entre os concorrentes. Em seguida, começa a segunda fase do processo de concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos.
Leia mais: Denílson exalta características de De La Cruz e prevê sucesso com Tite
O próximo passo é o mais importante da licitação, quando serão avaliadas as propostas técnicas. O critério técnico tem maior peso na avaliação final, e o consórcio com maior nota provavelmente será o vencedor da disputa. O Governo não estima uma data para divulgação das notas.
Por fim, a última etapa será analisar as propostas financeiras e divulgar o resultado final. Apesar de não comentar prazos, a previsão do Estado é finalizar todo o processo até o meio de 2024.
Flamengo e Fluminense possuem uma proposta técnica com muito jogos e são considerados favoritos na disputa. A 777 Partners, dona do futebol do Vasco, sinalizou com proposta competitiva e montou parceria com empresas que atuam em gestões de estádios: WTorre e Legends. A Arena 360, que administra o Mané Garrincha, também enviou oferta.
Governo do Rio oficializa nova cessão provisória do Maracanã para Flamengo e Fluminense
A publicação no Diário Oficial desta terça-feira também oficializou a nova cessão temporária do Maracanã para a dupla Fla-Flu. Administradores do estádio desde 2019, os clubes venceram concorrência pública e assinaram contrato válido até o fim de 2024.
No entanto, é importante ressaltar que o acordo chegará ao fim assim que a licitação permanente for concluída. Sendo assim, a previsão é que os clubes permaneçam no Maracanã de forma provisória por apenas mais seis meses.
Apesar de já administrarem o estádio, os clubes entendem que só poderão fazer melhorias importantes com a licitação definitiva. A dupla pretende realizar mudanças para aumentar o valor de arrecadação anual.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.