Comentaristas e torcedores debatem apatia da torcida do Flamengo na Supercopa

01/02/2023, 17:15
Torcida do Flamengo durante partida no Maracanã; Organizadas anunciam união para reta final do Brasileirão

Um debate ressurgiu nas redes sociais, mas também em programas de TV e Internet após o jogo entre Flamengo e Palmeiras, pela Supercopa do Brasil. Mais uma vez, foi bastante notada a apatia dos torcedores do Flamengo durante o jogo.

A postura passiva dos rubro-negros contrastou com a animação dos palmeirenses. Quem estava no estádio afirmou que a torcida alviverde cantou mais e mais alto por quase todo o tempo, com exceção dos três gols do Flamengo.

Leia Mais: Jornalista afirma que Vitor Pereira já expressou insatisfação com trabalho no Rio

Nas redes sociais, torcedores do Flamengo e comentaristas tentaram diagnosticar o porque dessa diferença de atitude entre as duas torcidas dos times mais vencedores d Brasil nos últimos anos. A comentarista Milly Lacombe comentou no UOL que amigos rubro-negros dela afirmaram que esse fenômeno não se limita ao Mané Garrincha.

Um dos motivos mais frequentemente citados para a mudança de postura da torcida do Flamengo é a elitização. Muitos torcedores afirmam que o comportamento de espectador ao invés do de torcedor se acentuou à medida que os ingressos ficaram mais caros.

Outro fator que é muito citado no debate sobre a postura quieta dos torcedores do Flamengo é a divisão entre as torcidas organizadas do Flamengo. No momento, o Rubro-Negro tem nada menos do que cinco grandes torcidas organizadas: Raça Rubro-Negra, Torcida Jovem, Fla Manguaça, Nação 12 e Urubuzada.

Falta de integração virou problema na arquibancada do Flamengo

De acordo com torcedores que frequentam jogos do Flamengo, principalmente no Maracanã, o fato das cinco organizadas cantarem músicas diferentes ao mesmo tempo, causa confusão durante os jogos e faz a força da torcida ser diluída.

Por fim, a falta de apoio do clube aos torcedores aparece muito nas postagens. Torcedores comparam o comportamento da diretoria do Flamengo com as diretorias de outros clubes. A Mancha Verde, do Palmeiras, e a Gaviões da Fiel, do Corinthians, aparecem como organizadas que têm apoio dos seus clubes. Isso não acontece no Flamengo.

Da mesma forma que apontam os problemas, os torcedores do Flamengo buscam soluções para que a arquibancada volte a ser o que era. Integração entre torcedores, mas também entre torcedores e clube é fundamental para mudar a dinâmica, afirmam os debatedores. Apenas com o envolvimento de todos, a torcida do Flamengo vai voltar a brilhar.