Comentaristas confiam na classificação do Flamengo no Mundial 2025

05/12/2024, 17:54
Jogadores do Flamengo, Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique, comemoram gol contra o Bahia

Nesta quinta-feira (5), sorteio organizado pela Fifa definiu Chelsea, Club León e Espérance como os adversários do Flamengo na fase de grupos do Super Mundial de 2025. Para o jornalista Léo Bertozzi, da ESPN, o Rubro-Negro é favorito para avançar ao mata-mata e ainda tem condição de fazer um bom jogo contra o time inglês. 

"Para classificação, um belo grupo. Acho que o Flamengo tem excelentes chances de estar nas oitavas. Possivelmente em segundo para pegar o Bayern, mas vamos pensar um de cada vez. O Chelsea é um time complicado porque encaixou sob comando do Enzo Maresca, é um time jovem. É favorito para ganhar a Conference com um outro time. Então, é possível que chegue fresco no final da temporada. Pegou um osso duríssimo pensando em primeiro lugar, mas se a ideia é passar de fase. Acho que o Flamengo tem total condição de passar", iniciou Bertozzi durante o programa 'ESPN FC'.

Flamengo já enfrentou Chelsea, León e Espérance; veja histórico

O debate seguiu e Ubiratan Leal concordou que vencer o Chelsea é uma missão dificil, ainda que aponte fatores que podem contribuir para o Fla, como o fim da temporada europeia. A chave do grupo está na vantagem que a equipe possui para Espérance e León, fazendo do Mais Querido amplo favorito para o segundo lugar.

Mas o comentarista ressalta também que a primeira colocação seria um importante para evitar o provável confronto com o Bayern de Munique nas oitavas de final, o que depende ao menos um empate com o Chelsea. 

"Flamengo e León tem uma história, mas hoje não tem comparação. O Flamengo é muito melhor que o León. A única coisa que eu fico é que não sei como estará o León daqui a seis meses, quanto os donos podem injetar dinheiro para montar um super time. A questão é, eles são donos de dois times nesse Mundial, Pachuca e León. A Fifa finge que não ouve essa questão. Agora, os donos terão que gastar dinheiro também com o outro time. Não deve esses León, mas o Flamengo é bem melhor", disse, antes de completar:  

"A questão é Chelsea, porque ser primeiro lugar desse grupo é muito bom para não enfrentar o Bayern de Munique nas oitavas de final. (...) O Chelsea com certeza quer evitar o Bayern. Vai querer jogar, talvez não 100%, mas vai dar mais gás do que daria em um Mundial tradicional." 

León corre o risco de não disputar o Mundial 

O problema citado por Ubiratan Leal faz o León correr o risco de sequer disputar o Super Mundial. Isso porque a Fifa proíbe que times da competição sejam controlados pelo mesmo dono ou empresa, como é o caso do rival rubro-negro e do também mexicano Pachuca. Ambos pertencem ao empresário Jesús Martínez.

Ele pediu que a Fifa respeite o direito dos clubes disputarem o torneio ao alegar que foram conquistados no campo, mas também indica que deve negociar o clube que está no grupo do Mengão. O prazo para a decisão final é em janeiro.

“Temos sido muito transparentes e estamos otimistas que poderemos levar essa situação adiante. Teremos que esperar até depois do sorteio, eles me disseram que tomarão uma decisão até o final de dezembro ou início de janeiro", disse Martínez. 

 

 

 


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.