Comentarista aponta como Arrascaeta pode 'crescer o Flamengo'

Atualizado: 14/04/2025, 14:37
Arrascaeta Uruguai x Argentina

Em entrevista recente para a Conmebol, Filipe Luís garantiu que gosta de ter um "camisa 10" no time, construindo seu modo de jogar em cima de um atleta "organizador".

➕  Garro, Veiga e Ganso? Arrascaeta é diferente, avalia Vampeta

"Particularmente, eu gosto de jogar com o 'camisa 10'. Faço todo meu modelo de jogo em função do '10'. Os jogadores gostam de seguir um plano, de ter uma direção. De saber o que fazer no campo", afirmou o técnico rubro-negro.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Em cima dessa fala, o comentarista Alexandre Lozetti analisou como o Flamengo pode se beneficiar, e crescer em cima desse modelo de jogo, com o camisa 10 do time sendo Arrascaeta.

Primeiramente, o comentarista avaliou que existem vários tipos de 10, e que nem todos são como os idealizados no pensamento comum, utilizando Ganso como um exemplo desse efeito.

"Filipe Luís deu uma entrevista à Comembol, onde ele disse que ele monta os times dele... Não são tantos assim, ele está começando a carreira dele de treinador. Mas que ele gosta de montar o time pensando no 10, com base num 10. O 10 é uma coisa meio idealizada no futebol, né? A gente acha que o 10 não existe mais, ou que o 10 é aquele que joga parecido com o Ganso. Cara, tem várias formas de jogar de 10 hoje, várias características diferentes, mas o Filipe coloca isso", declarou.

Diante disso, Lozetti afirma que quanto melhor fisicamente Arrascaeta esteja, maior vai ser o desempenho do Fla, indo para um caminho que o jogo do time esquematizado por Filipe Luís "cresça".

"Então, se ele monta o time pensando no 10, e se o 10 dele é o Arrascaeta, quanto melhor ele estiver fisicamente, quanto mais recuperado, quanto mais ritmo de jogo, a tendência é que o Flamengo cresça, porque você vai ter o seu jogo muito baseado num cara que é diferente. Então, a tendência é que o Flamengo cresça, porque ele é um jogador muito diferente", analisou Lozetti.

Filipe Luís explicou diminuição de "camisas 10" no futebol

Segundo Filipe Luís, a redução no número de camisas 10 mais clássicos está diretamente ligada à transformação do futebol, que se tornou mais físico e dinâmico.

Com isso, o meia tradicional, mais cerebral e, por vezes, menos participativo, especialmente na fase defensiva, acabou perdendo espaço no contexto atual do esporte.

"O futebol, hoje, se tornou um jogo mais físico, mais veloz e com uma tomada de decisão mais rápida. Então, esse clássico 'camisa 10' vem diminuindo", avaliou.

O próximo compromisso do Flamengo, possivelmente com Arrascaeta novamente entre os titulares, será diante o Juventude, pela 4⁠ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (16). A bola rola no Maracanã às 21h30 (horário de Brasília).