Comemore o Dia do Flamenguista e agradeça a São Judas Tadeu por você ser um
Quero cantar ao mundo inteiro, a alegria de ser rubro-negro.
“Ser flamenguista é como ser mulher de vagabundo: apanha, apanha, mas não deixa de sofrer”. M – Vascaíno
“Ser flamenguista é uma m&r#@”. C- Corintiano
“Flamenguista se cria só pela história”. R- Tricolor Carioca
“Ser flamenguista é praticamente uma doença e infelizmente, parece ser contagiosa ou hereditária. Só assim pra explicar esse número grande de sofredores. Alguns são piores que os outros”. N- Vascaína
Quando pensei em escrever sobre o Dia do Flamenguista, logo me veio em mente o que sinto por ser torcedora do Flamengo, mas achei interessante saber a opinião dos pobres mortais que torcem por outros times, sobre o que acham o que é ser flamenguista; a esses, deixo a resposta do saudoso rubro-negro, Bussunda: “As torcidas adversárias tem razão. Os rubro-negros são muito metidos a besta. E convenhamos, com toda razão ”.
Não tem como não ser metido e orgulhoso sendo torcedor do Flamengo. Temos vários títulos: Mundial Libertadores, 6 brasileiros... Nunca fomos rebaixados... - essas coisas que os outros estão cansados de ouvir, mas que nós não cansamos de falar; e é bem verdade que ser olharmos as atuações do Flamengo nos últimos anos, dá até uma certa raiva, mas nada capaz de nos fazer mudar de opinião sobre quem é o melhor time do mundo, afinal ser flamenguista não é uma fase, nem uma escolha, é um sentimento sem explicação, onde todos os outros sentimentos se unem.
Flamenguista é favelado
Flamenguista é chato
Flamenguista é sofredor
NÃO! Flamenguista não é isso. Isso e muito mais é que são flamenguistas. Somos 40 milhões – são multifacetas, com raças, religiões, personalidades, profissões... e UM grande orgulho: Ser rubro-negro.
Esse dia do flamenguista foi escolhido no mesmo dia de São Judas Tadeu, e assim como em trechos da oração para o nosso padroeiro, que dizem “(...) Nunca vou deixar vos louvar (...) E fazer tudo que estiver ao meu alcance para espalhar vossa devoção por toda parte”, os flamenguistas usam esse mesmo ideal para enaltecer nosso time – E diferente do que disseram os outros torcedores, flamenguista não é uma doença contagiosa- é um sentimento que tentamos disseminar a quem amamos – e muito menos é uma decisão tomada pela história dos títulos do clube- se fosse por isso, muitos times ficariam sem torcida.
“Ser Flamengo é minha vida, meu amor”.
“Ser flamenguista é sofrer, mas como o amor que Camões descreveu : é dor que desatina sem doer”
“Ser flamenguista é mais que torcer pelo Flamengo”
“Ser flamenguista é nunca ter precisado chorar vendo o time na segunda divisão”.
“Ser flamenguista é fazer parte de uma nação sem local definido”
Flamenguistas
E o que eu acho? Eu tentei explicar nesse texto, mas acredito não esclareci bem, talvez pelo fato de ser algo natural demais para ser explicado: Eu simplesmente sou rubro-negra. Esse clube é parte da minha vida, define meu humor, minhas decisões, meus desejos... Lembro que quando criança, via alguns jogos e dizia : Meu time é esse de vermelho e preto; Nem sabia o nome, muito menos o por quê, só sempre soube ser flamenguista.
Thayna Torres escreve na Equipe MRN Informação e foi convidada para escrever no Blog Cultura Rubro Negra, da Plataforma MRN Blogs. Twitter: @thaytorress