Grande destaque e artilheiro do Flamengo na atual edição da Copinha, o atacante Vinícius Júnior, de 16 anos, foi decisivo mais uma vez, desta vez como garçom, e comandou a goleada de 6x0 do Flamengo contra o Nacional-SP, que classificou o time à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Vinicius, que havia começado como titular pela primeira vez na última partida num jogo em que o técnico Gilmar Popoca resolveu poupar alguns jogadores, desta vez ganhou a vaga no time titular. Popoca mudou o esquema das primeiras partidas e saiu jogando com três volantes - Hugo Moura foi a novidade no time titular. Com isso, Gabriel Silva e Lucas Silva perderam as vagas no time titular.
Na terceira fase, o Flamengo volta a enfrentar o São Caetano, adversário na única partida em que o rubro-negro não venceu até aqui na competição - empatou em 1x1 na última rodada da primeira fase. O time paulista eliminou o Goiás.
O JOGO
Antes do jogo começar, o técnico Gilmar Popoca disse que seria preciso paciência para furar a retranca do Nacional. Dentro de campo, porém, a história foi outra: o Flamengo precisou de apenas três minutos para abrir o placar, em uma cabeçada do lateral-direito Kléber - o segundo gol de cabeça do baixinho na competição.
A partir daí, começou o show de assistências de Vinícius Júnior. A primeira veio após uma jogada fenomenal na linha de fundo em que parecia que o campo tinha acabado. Vinicius driblou dois na linha de fundo e rolou para Moraes, num belo chute, fazer o segundo.
- Aquele gol ali foi um "doce" pra mim, né? Mas graças a Deus eu consegui uma boa finalização e fazer o gol - disse Moraes ao fim do jogo.
O que é isso, senhores? pic.twitter.com/EMgTMJz1Iu
— Rodrigo Rötzsch (@rodrigorotzsch) 11 de janeiro de 2017
No terceiro gol, Vinicius encontrou Patrick, que não vinha bem no jogo, e o camisa 10, um dos remanescentes do time campeão do ano passado, marcou seu segundo gol na competição, o primeiro com a bola rolando. O gol recolocou Patrick no jogo, e ele fez um belo lançamento para Vinicius, que ganhou na corrida e rolou para Lincoln marcar o seu primeiro gol na competição. O jogador, que a exemplo de Vinicius tem 16 anos, costuma ser artilheiro nas competições que disputa mas não vinha conseguindo balançar as redes na Copinha.
A bela atuação de Vinicius chamou atenção até fora do Brasil, como mostra esse tweet de um jornalista espanhol.
Qué delicia ver jugar a Vinicius Junior (Flamengo). Puro talento. Tres asistencias lleva hoy. Cláusula de 30M€ con sólo 16 años. #Copinha
— A. Gabilondo (@AS_AGabilondo) 11 de janeiro de 2017
Durante a transmissão na ESPN Brasil, o jornalista Mauro Cezar Pereira disse que o Barcelona já demonstrou interesse pelo jogador, cuja multa rescisória está na casa de 30 milhões de euros.
No retorno para o segundo tempo, o time, com a perspectiva de voltar a campo na sexta-feira, parecia mais focado em se poupar e não forçava tanto as jogadas. Então o técnico rubro-negro, após mexer no intervalo, tirando Théo e colocando Vinicius Souza, entrou em ação mais uma vez e fez, aos quinze minutos, duas mexidas de uma vez. Colocou João Pedro e Lucas Silva nos lugares de Jean Lucas e Patrick, fazendo com que o time passasse a tentar mais jogadas no ataque.
E foram eles os autores dos dois últimos gols do Flamengo no jogo, após o Nacional ficar com um jogador a menos. João Pedro, de cabeça, marcou o quinto. Lucas Silva, artilheiro do sub-20 em 2016, enfim desencantou na Copinha e fez o sexto.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
- Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar, Professor Especialista de Educação Física pela Rede Estadual de Ensino Médio do Estado do Ceará. Técnico de Futebol Amador, atualmente dirigindo o Marechal Futeb...