Com Vini Jr na disputa, France Football define vencedor da Bola de Ouro
Nesta segunda-feira (30), a revista France Football realiza a cerimônia que revelará quem foi o melhor jogador do mundo na última temporada. Vini Jr, cria do Flamengo, concorre ao prêmio da Bola de Ouro, mas dificilmente levará dessa vez. O argentino Lionel Messi deve vencer o Ballon D’Or.
Segundo o renomado jornalista Fabrizio Romano, a France Football já definiu internamente que Messi será escolhido o melhor jogador do mundo de novo. O Camisa 10 do Inter Miami desbanca, assim, uma concorrência de peso no prêmio mais cobiçado do futebol.
Leia mais: Messi x Flamengo? Craque pode jogar a Libertadores em 2026
Kylian Mbappé e Haaland eram nomes fortes na briga pela Bola de Ouro. O francês marcou um hat-trick na final da Copa do Mundo do Catar, com um desempenho impressionante no Mundial: oito gols em sete jogos. Já o atacante do City, quebrou recordes e ajudou o clube inglês a conquistar sua primeira Champions League. Mas Messi, protagonista na conquista da Copa pela Argentina, superou os jovens.
Essa será a incrível oitava Bola de Ouro do craque argentino. Messi conquistou o prêmio de melhor do mundo em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. O craque é, isoladamente, o jogador mais premiado no Ballon D’Or: Cristiano Ronaldo está em segundo, com cinco prêmios.
Apesar de revelar a primeira posição, o jornalista Fabrizio Romano não deu detalhes do ranking final da Bola de Ouro. A expectativa é que Vini Jr alcance, pelo menos, o Top 5. O Camisa 7 do Real Madrid finalizou a temporada de 2022 com números surreais. Foram 42 participações em gols em 55 jogos. Na última edição, Vini Jr terminou em oitavo lugar.
Vini Jr pode levar outro prêmio importante da Bola de Ouro
A Bola de Ouro não premia apenas o melhor jogador do mundo. O evento da France Football é dividido em categorias, e Vini Jr tem chance de ser o escolhido em uma delas. É o Prêmio Sócrates, que reconhece projetos sociais dos jogadores. O atacante do Real Madrid concorre com o Instituto Vini Jr.
Vinícius concorre com outros quatro projetos nessa categoria. A Fundação Alex Morgan, que leva o nome da jogadora estadunidense, a Academia Oshoala, da nigeriana Asisat Oshoala, a Fundação Antonio Rudiger, do zagueiro do Real Madrid e o Child Food Povert de Marcos Rashford.
“Enquanto o Brasil enfrenta forte desigualdade social, que se manifesta em acesso à educação de qualidade para todos, o Instituto Vini Jr propõe soluções pedagógicas inovadoras para lidar com o problema. As ações do instituto também visam reduzir a divisão digital no Brasil entre o sistema público de educação e as escolas públicas, o que foi acentuado durante a pandemia de Covid-19”, disse a revista France Football ao anunciar o projeto de Vini como um dos indicados.
Assim como o troféu principal da Bola de Ouro, o Prêmio Sócrates também será entregue ao vencedor em cerimônia na segunda-feira (30).