Com VAR polêmico, Vasco perde para o Inter, não 'ajuda' o Flamengo e deixa o Brasileirão em aberto

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
stjd Inter Vasco Flamengo

Equipamento estava descalibrado no momento do primeiro gol da equipe colorada; Cano desperdiçou pênalti para o Cruzmaltino quando o jogo ainda estava 1 a 0

De nada adiantou a união “FLASCO”. Em um domingo repleto de emoções, o Inter (69 pontos) venceu o Vasco por 2 a 0 em São Januário, e manteve a diferença de um ponto para o Flamengo (68), que bateu o Corinthians por 2 a 1 no Maracanã. Com isso, o campeonato segue em aberto na ponta de cima e na parte de baixo da tabela.

No lance mais polêmico da partida, aos nove minutos do primeiro tempo, o Colorado abriu o placar com um gol de cabeça de Rodrigo Dourado. Ao tentar checar o lance para descobrir se o zagueiro estava em posição irregular, o juiz Flávio Rodrigues de Souza descobriu que o VAR (arbitro de vídeo) estava descalibrado. Sem poder utilizar a tecnologia que traça uma linha para checar uma posição de impedimento, a decisão de campo foi mantida e o gol do Internacional foi validado. 

Leia também: Flamengo ou Inter? Sites divergem sobre a probabilidade de título do Brasileirão

Inter terá que pagar multa milionária para utilizar Rodinei contra o Flamengo

De acordo com o jornalista Lucas Pedrosa, da Band, antes de iniciar a partida, o VAR pediu para que a Vasco TV retirasse a câmera da linha do impedimento “descalibrado” porque disseram que poderia ter algum lance em que o VAR não tivesse a imagem e a da Vasco TV fosse a imagem exclusiva (que o VAR não tem acesso).

Com claras limitações, o Vasco pouco conseguia criar contra o líder do campeonato, que pressionava o Cruzmaltino mas não conseguia ampliar o placar, desperdiçando boas chances. 

No segundo tempo, precisando do resultado para somar pontos e fugir do rebaixamento, o time de Vanderlei Luxemburgo voltou com uma postura diferente. Mesmo assim, a bola não entrava. 

Em outro lance polêmico, aos 33 minutos da segunda etapa, ao tentar finalizar, Cano caiu dentro da área durante uma disputa com Cuesta. O árbitro checou o lance no VAR e confirmou a penalidade. De nada adiantou, já que o atacante argentino chutou para fora.

A vitória do Inter foi confirmada aos 50 minutos. Fazendo jus à lei do ex, Thiago Galhardo ampliou o placar e deu números finais à partida. Com o gol marcado neste domingo, o atacante colorado chegou a 17 na competição e empatou com Claudinho (Bragantino) e Marinho (Santos) na artilharia do torneio. 

Com a derrota deste domingo, o Vasco segue na zona de rebaixamento, na 17° colocação, com 37 pontos, um a menos que o Bahia (38), primeiro time fora da degola. 

Decisão entre Flamengo e Inter 

Com os resultados da 36° rodada, Flamengo e Inter protagonizarão um especial de “decisão antecipada” do Brasileirão. Ambas as equipes só dependem das próprias pernas para levantar o caneco. No entanto, vale ressaltar que em caso de empate no duelo que acontece no próximo domingo (21/02), às 16h, no Maracanã, o time gaúcho se sagrará campeão vencendo o Corinthians na última rodada. Para não depender de um possível tropeço do time de Abel Braga, o Rubro-Negro terá que fazer a sua parte e vencer seus dois jogos restantes no campeonato.

Vale destacar que contra o Vasco, Victor Cuesta recebeu o terceiro amarelo, e por isso desfalcará a zaga do Internacional no duelo mais importante da temporada. 


Leandro Chagas
Autor
Bacharel em Jornalismo pela FACHA, e pós-graduando em Jornalismo Esportivo na UERJ. Mesmo com 24 anos, já posso dizer que fiz de tudo um pouco na comunicação. Atualmente trabalho na assessoria de imprensa da deputada Martha Rocha, e sou redator nos sit...