Com Tite, Flamengo voltará a ter concentração antes dos jogos

20/10/2023, 04:07
Segundo Venê Casagrande, funcionário do Flamengo brincou sobre chegada de Tite no CT: 'já deu mais bom dia que Sampaoli'

Os jogadores do Flamengo terão que se acostumar com uma linha dura de trabalho. Com Tite, um longo regime de concentração volta a acontecer. O técnico estreou com vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 0, no Mineirão, na noite desta quinta-feira (19), mas já estabeleceu o planejamento dos próximos dias.

Primeiramente, nada de folga para o elenco após a vitória. De acordo com Fred Gomes, o Flamengo se reapresenta nesta sexta-feira (20), às 15h (Horário de Brasília), antes de um regime de concentração. O início será no sábado (21), chegando no Ninho do Urubu às 14h30. Desse horário em diante, os atletas permanecerão juntos e concentrados até o clássico contra o Vasco.

Dessa forma, cerca de 24 horas depois a delegação vai para o Maracanã para jogar o Clássico dos Milhões, às 16h do domingo (22). Ou seja, retornando um hábito antigo de concentração total antes da partida.

O Flamengo tenta embalar no Brasileirão para disparar e quem sabe alcançar o Botafogo. A distância, entretanto, é grande: são 11 pontos de vantagem para os alvinegros. Após vencer o Cruzeiro, o Rubro-Negro é terceiro colocado com 47. O Bragantino, com 49, é o vice-líder e o primeiro alvo a ser ultrapassado.

Regime de concentração não acontece desde Vitor Pereira no Flamengo

Ainda de acordo com Fred Gomes, isso não acontecia desde os tempos de Vitor Pereira. No entanto, os resultados do português no Flamengo não foram bons. Principalmente no Mundial de Clubes, eliminado de forma vexatória na semifinal para o Al Hilal.

Além disso, os vices do Carioca, Recopa e Supercopa foram outros fracassos de Vitor Pereira. Foram dez vitórias, um empate e sete derrotas pelo Mengão, totalizando 57,4% de aproveitamento. Aliás, é o pior aproveitamento entre todos os técnicos da Era Rodolfo Landim.

Mas engana-se quem pensa que Jorge Sampaoli não tentou implementar o regime de concentração no Flamengo. Após o empate em 1 a 1 com o Racing, na Argentina, o estrangeiro impôs um regime antes do jogo contra o Athletico. O resultado disso acabou não sendo positivo: derrota por 2 a 1 na Arena da Baixada.

Outro técnico recente que fez o uso da concentração foi o português Paulo Sousa. No início, os primeiros treinos foram muito elogiados. Apesar de levar os atletas à exaustão, lembravam os tempos de Jorge Jesus no Ninho do Urubu, de acordo com informações que pipocavam na época.

Mas os resultados também não foram positivos. Paulo Sousa sofreu pressão no cargo e foi demitido no meio de 2022, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, totalizando um aproveitamento de 66,7%.