Com show de Rebeca Andrade, ginástica do Flamengo brilha com ouros no Troféu Brasil
Os ginastas do Flamengo foram destaque das finais Troféu Brasil de Ginástica Artística, na Arena Carioca 1, neste domingo (23). Rebeca Andrade ganhou ouro nas duas provas que disputou, Jade Barbosa um ouro e uma prata e Diogo Soares brilhou no cavalo com alças no último torneio antes das Olimpíadas de Paris. Promessas do clube, Larissa Machado, Hellen Vitória e Nicole Campos também subiram no pódio.
Representando o Mengão no torneio nacional, Rebeca seguiu sua programação focada nos Jogos Olímpicos e competiu somente nas barras assimétricas e na trave. Atual ouro olímpico e mundial no salto e prata mundial no solo, ela se poupou das séries que mais exigem dos joelhos. Assim, pôde dar atenção aos aparelhos que tenta brigar por medalha em Paris.
➕ Que dia o Flamengo joga? Saiba tudo sobre o próximo jogo do Mais Querido
A apresentação nas barras deixa grande expectativa pela atuação nos Jogos: Rebeca venceu o ouro com 14,633 pontos e em segundo lugar a rubro-negra Jade Barbosa com, com 13,200. Andrade também subiu ao lugar mais alto do pódio na trave, 13,633 pontos, mesmo com uma queda.
Também focada em Paris, Jade Barbosa apresentou novamente sua série de solo. Ela ganhou medalha de ouro com 13,333 pontos após apresentação ao som de “Baby One More Time”, da cantora Britney Spears. A prata ficou com a promessa rubro-negra Hellen Vitória, de apenas 16 anos.
Diogo Soares foi outro rubro-negro classificado para as Olimpíadas que ganhou ouro no Troféu Brasil. O top-10 do último Mundial foi o campeão da prova do cavalo com alças com 13.300 pontos.
Mas também teve espaço para as promessas do Mengão brilharem. Aos 15 anos, Larissa Machado foi a medalha de ouro no salto com pontuação de 12,817. E a prata da prova ficou com a também com uma jovem atleta rubro-negra: Nicole Campos, de 13 anos de idade. Nicole, aliás, chegou ao Fla neste ano.
Após as provas, Rebeca Andrade comentou as apresentações que fez e celebrou resultados das ginastas do Flamengo:
“Eu estou muito feliz e orgulhosa pelas minhas apresentações. Muito feliz pelas meninas também. Estamos aqui como equipe. Por mais que a competição tenha sido individual, a gente está sempre se ajudando e sentindo orgulho uma das outras. E estou mais feliz ainda porque tinha bastante gente na plateia torcendo pela gente. Isso faz toda a diferença.”
Medalhas de ginastas do Flamengo no Troféu Brasil
Barras assimétricas femininas
- Rebeca Andrade (Flamengo) – 14,633
- Jade Barbosa (Flamengo) – 13,200
- Carolyne Pedro (Cegin) – 12,933
Trave feminina
- Rebeca Andrade (Flamengo) – 13,633
- Júlia Soares (Cegin) – 13,333
- Gabriela Barbosa (Pinheiros) – 12,700
Solo feminino
- Jade Barbosa (Flamengo) – 13,333
- Hellen Silva (Flamengo) – 13,133
- Carolyne Pedro (Cegin) – 13,100
Salto feminino
- Larissa Machado (Flamengo) – 12,817
- Nicole Campos (Flamengo) – 12,700
- Beatriz Lima (Pinheiros) – 12,467
Cavalo com alças masculino
- Diogo Soares (Flamengo) – 13,300
- Vitaly Guimarães (Minas) – 13,150
- Murilo Pontedura (Agith/São Caetano do Sul) – 13,100
CBG confirma equipe do Flamengo em Paris 2024
O fim do Troféu Brasil chegou também com a convocação oficial para as Olimpíadas de Paris. A Confederação Brasileira de Ginástica não surpreendeu e confirmou as quatro atletas do Mengão na equipe principal: Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira.
O time que buscará medalha por equipes inédita para o Brasil conta também com Julia Soares. As reservas serão Andreza Lima e Carolyna Pedro.
Já no masculino Diogo Soares conquistou sua vaga nominal após desempenho no último Mundial. Ele terá a companhia de Arthur Nory em Paris.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.