Com o Flamengo, novo Mundial de Clubes define país-sede

23/06/2023, 14:27
Novo Mundial de Clubes que terá a presença do Flamengo acontecerá nos EUA

Com um novo formato, o Mundial de Clubes de 2025 já tem local definido. Nesta sexta-feira (23), a Fifa divulgou a escolha oficial do país-sede da competição: será nos Estados Unidos. Dessa forma, o Flamengo, já garantido no Mundial, terá mais uma chance de levantar o troféu de campeão mundial, dessa vez em solo americano.

No entanto, a entidade máxima do futebol ainda não decidiu as cidades e estádios que sediarão os jogos. Em 2025, a Fifa estreia o novo formato do Mundial de Clubes, onde 32 times disputarão o título. A nova forma se assemelha ao que acontece na Copa do Mundo: o Mundial também passa a ser a cada quatro anos, onde terá fase de grupos e mata-mata.

Leia mais: VP do Flamengo ressurge e ‘escolhe’ adversário para Mundial de Clubes

Sendo assim, o Mundial de 2024 será o último do torneio no modelo que já se conhece. Para o ano que vem, o Rubro-Negro ainda luta por uma vaga e, para isso, precisa vencer a Libertadores dessa temporada. Porém, para 2025, o Flamengo já está classificado, assim como o Palmeiras, únicos representantes do Brasil na competição até o momento.

A escolha dos Estados Unidos como país-sede tem um motivo particular. Isso porque, a Fifa pretende usar a competição para ajustar detalhes para a Copa do Mundo de 2026, que acontece nos EUA, México e Canadá. A data do Mundial de Clubes 2025 ainda não foi definida, mas está previsto para acontecer entre os meses de junho e julho.

Entenda o porquê do Flamengo estar classificado para o Mundial de 2025

Como dito anteriormente, a edição de 2024 do Mundial de Clubes marca a última com sete clubes de cada continente. A partir de 2025, o torneio será ainda maior, com 32 times e realizada de quatro em quatro anos.

Para os classificados, a Fifa estipulou o total de seis vagas para a Conmebol. Os campeões da Libertadores de 2021 e 2022 estão garantidos na disputa, representado duas das seis vagas disponibilizadas para a América do Sul. Completarão as vagas restantes os campeões de 2023, bem como o de 2024 da Glória Eterna. Veja os classificados até o momento:

  • Palmeiras e Flamengo (América do Sul)
  • Chelsea, Real Madrid e Manchester City (Europa)
  • Al-Hilal e Urawa Red Diamonds (Ásia)
  • Al-Ahly e Wydad Casablanca (África)
  • Monterrey e Seattle Sounders (América do Norte/Central)