Com ídolos do Flamengo, Vila Olímpica do Vidigal é renomeada em homenagem a Adílio
Nesta sexta-feira (13), aconteceu a cerimônia de renomeação da Vila Olímpica do Vidigal, na Zona do Sul do Rio de Janeiro, para homenagear o ídolo rubro-negro Adílio, que faleceu em agosto deste ano. O evento contou com a presença de familiares e ídolos do Flamengo como Andrade, Júlio César Uri Geller, Jayme de Almeida e o time do Flamaster. Eles conversaram com as crianças dos projetos esportivos, falaram sobr3 o eterno Camisa 8 e inauguraram a placa do local.
Andrade, Uri Geller e Jayme de Almeida foram os escolhidos para passarem um pouco de suas experiências para as crianças que participam do projeto social e assistiram a uma exibição da turma de capoeira da Vila Olímpica. Poucos depois, os -ex-jogadores passaram para as homenagens ao eterno Camisa 8 rubro-negro, momento que contou com vídeos de Zico, Leandro e Júnior. O evento foi idealizado e organizado pela Secretaria de Esportes do Município do Rio de Janeiro e contou com a presença do subprefeito da Zona Sul, Bernado Rubião.
➕ José Boto define prioridades que quer implantar no Flamengo
"Seria bom se a gente estivesse aqui de outra forma. Para dar um incentivo para as crianças, conversas com as crianças, e não nos encontrar para fazer uma homenagem a um irmão que faleceu há três meses. É doído. Mas é importante passar um pouco da sua vida, do que passou e dizer a eles que tenham confiança neles. No futebol ou através do estudo. É importante a gente ajudar a passar que tenham confiança, que terão em momentos dificuldade, mas precisam estar prontos para superar. Como foi na minha carreira. Eles podem galgar chegar onde chegamos, ser titular de um grande clube, conquistar vários títulos. Eles também podem chegar onde nós chegamos", disse Andrade ao MundoBola Flamengo.
O fim da cerimônia ficou marcado pelo momento da inauguração da nova placa da Vila Olímpica Adílio. Nela, os dizeres: "Um dos maiores jogadores da história do Flamengo. Autor do segundo gol rubro-negro no título Mundial Interclubes, contra o Liverpool, em 1981."
A cerimônia aconteceu exatamente 43 anos depois Adílio marcou um dos gols e foi fundamental na conquista da história do Flamengo: 0 3 a 0 sobre o Liverpool no Mundial. Confira alguns momentos do evento:
VILA OLÍMPICA ADÍLIO! A homenagem ao eterno Brown, que nos deixou em 2024, renomeou a Vila Olímpica do Vidigal. Andrade, Jayme de Almeida, Urigueller e o time do Flamaster conversaram com crianças dos projetos esportivos e falaram sobre o Camisa 8 da Gávea, inaugurando a nova… pic.twitter.com/GDsVqbsNhi
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 13, 2024
Filho de Adílio celebra homenagem em projeto social
Adílio foi um dos fundadores do projeto social chamado Gol de Placa, que funcionada na Cruzada, conjunto habitacional onde o ídolo foi criado, e hoje forma jovens para o esporte em outras áreas da cidade. Um dos professores da Vila Olímpica Adílio, aliás, foi formado pelo projeto de Adílio. E é por essa ligação do Camisa 8 com os projetos sociais e a vontade de ajudar o próximo que Adílio Júnior celebrou a homenagem feita na Vila Olímpica.
"É uma continuação. Algo que ele sempre sonhou e fez foi projeto social. Chegava no Natal ele desatribuia bola, ovo de pascoa, teve vários projetos. É uma continuação do sonho dele. Acho muito justo e fico muito feliz de poder participar. Claro que eu queria ele aqui com a gente, em vida. Mas sei que ele deixou esse legado, que está perpetuando e vai continuar por muito tempo", disse o filho do ídolo, veja na íntegra:
Adílio Júnior celebra a homenagem a seu pai em projeto social, algo que o ídolo rubro-negro sempre incentivou. #FlaMundoBola pic.twitter.com/Cgvzw0p2Wr
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 13, 2024
Homenagens de ex-companheiros de Flamengo
Andrade, Uri Geller, Jayme de Almeida e Petkovic foram os presentes que discursaram em homenagem a Adílio. Além dos vídeos enviados por Leandro, Zico e Júnior. A começar com os que não estavam presentes. O trio campeão mundial com o Manto Sagrado destacou principalmente a humildade e a personalidade do Browm, como era chamado por companheiros de Flamengo.
"Merece todas as homenagens por tudo que ele fez pelo Flamengo, Seleção Brasileira e para a história do nosso futebol. A amizade que a gente criou durante anos, desde que eramos moleques. O Adílio era um cara sensacional, espetacular e a gente sói tem a lamentar a partida dele muito cedo. Um cara que, mesmo parando de jogar, continuou firme lá no Flamengo. Ele e o Júlio César criaram o master do Flamengo, viajando por tudo que é lugar do Brasil, eu participei algumas vezes. Essa homenagem é muito mais que merecida", disse Zico em sua mensagem.
Já Petkovic e Uri Geller foram os responsáveis por encerrarem a rodada de discursos antes da inauguração oficial da placa. O Sérvio destacou que conviveu pouco com Adílio, mas o suficiente para considerá-lo a pessoa mais gente boa que conheceu, enquanto Uri Geller se emocionou no fim.
"Eu não fui companheiro do Adílio, mas fui privilegiado de conhecer toda essa geração. A gente conhece muitas pessoas dentro do futebol, mas o tempo que passa sorrindo e tem alegria é mais importante. Eu sempre falei que é a pessoa mais gente boa e humilde que conheci na minha história. E não é pouca, vivi em diferentes continentes e países. Agradeço a oportunidade de ter vivido bons momentos ao lado dele, ainda que poucos. O Adílio com certeza fica nos nossos corações. Sempre será a pessoa mais legal, gentil e humilde que conheci", disse Dejan Petkovic.
Flamengo vence Alianza Lima e segue vivo na Adidas Cup Sub-16#BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/hKpZywUx1G
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 12, 2024
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.