Com golaço e goleada no Fla-Flu: há 35 anos, Zico se despedia do Flamengo

02/12/2024, 11:44
Foto: Reprodução

A reta final do ano conta com aniversários especiais. Recentemente, fizemos uma cobertura especial comemorando os cinco anos do histórico bicampeonato da Libertadores. Em seguida, também comemoramos os 11 anos do histórico Tri da Copa do Brasil, em 2013. Mas essa segunda-feira (2) é diferente. Não se trata de um título do Flamengo, mas sim de um nome que fez o clube tão grande quanto a conquista das taças: Zico, eterno ídolo do clube, se despedia do time profissionalmente há 35 anos.

O clássico contra o Fluminense marcou seu último jogo, e é claro que a vitória foi espetacular. O Galinho se despediu com uma sonora goleada por 5 a 0 aplicada sobre o rival, resultado que faz jus ao que o craque construiu em carreira. No Estádio Radialista Mario Helênio, o Camisa 10 da Gávea jogou para 13.783 felizardos que podem contar até o fim de suas vidas que viram a história diante de seus olhos.

➕Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025

Na goleada especial, é claro que Zico fez parte da construção do resultado. E só podia sair da maneira mais Zico possível. Após driblar Donizete, Zico sofre falta na entrada da área, e não precisa continuar a história para saber o que aconteceu. É claro que o Rei flamenguista colocou na gaveta, encerrando a carreira com um de seus golaços de falta dentre tantos marcados durante a carreira. Não poderia ser mais Zico.

Para complementar a goleada, alguns súditos tiveram a honra de participar marcando na última partida do Rei. Renato Gaúcho, Luís Carlos, Uidemar e Bujica também deixaram suas marcas no clássico histórico. 

Zico é quem mais marcou no Flamengo x Fluminense

O maior artilheiro do confronto, inclusive, é Zico. O Galinho marcou o 19º gol contra o Fluminense na sua despedida e jamais foi alcançado por atletas de lado algum no confronto. Um ídolo recente tentou se aproximar, mas ainda não chegou tão perto, e deixando o clube, não atingirá o feito nos próximos anos a menos que volte.

Trata-se de Gabigol, que tem o Fluminense como sua principal vítima. Foram 11 gols marcados, sendo o artilheiro do confronto no século. Mas para chegar perto de Zico, será necessário voltar ao Flamengo após sua saída programada para o final desta temporada.

Craque jogou no Japão

Após a despedida do Flamengo, Zico ainda atuou no Kashima Antlers, do Japão, entre 1991 e 1994. Ele foi essencial na conquista do Campeonato Japonês de 1993 e ajudou a profissionalizar o futebol local.

 


Partilha