Com frieza no quarto final, Fla estreia com vitória na Fase Semifinal da Liga das Américas

26/02/2016, 22:11

A busca pelo bicampeonato da Liga das Américas recomeçou hoje em Barquisemeto (VEN), com Flamengo e Brasília fazendo o duelo brasileiro que abriu o grupo F na fase semifinal da competição. Após massacrar o Vitória na última rodada do NBB 8, o técnico José Neto escalou o seguinte time titular: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Rafael Mineiro e Jerome Meyinsse. Já Bruno Savignani, treinador da equipe da Capital Federal, mandou a quadra o seguinte quinteto: Deryk, Fulvio, Pilar, Guilherme Giovannoni e Coimbra.

O maior clássico do basquete brasileiro atualmente começou equilibrado e bem disputado. Com péssimo aproveitamento na linha de três pontos, o rubro-negro privilegiou o jogo interno e abriu 8 a 4. Com pontos só na área de dois pontos, o FlaBasquete aproveitou duas boas defesas e abriu cinco pontos de frente, 13 a 8, até que Marcelinho entrou e a primeira bola de três do jogo caiu, 16 a 10. Com a segunda unidade em quadra, a equipe carioca abriu ainda mais vantagem e com a mão quente de seu camisa 4, terminou o quarto vencendo por 23 a 16. Os destaques do quarto foram Marcelinho e Meyinsse (FLA) com 6 pontos cada, Rafa Mineiro e Jason Robinson (FLA) com 3 rebotes cada e Coimbra (BRA) com 6 pontos e 4 rebotes.

O segundo quarto começou com o ala Olivinha sofrendo uma falta anti-desportiva e com isso o Orgulho da Nação, ainda com a segunda unidade em quadra, abriu dez pontos, 26 a 16, mas com a defesa mal posicionada o Brasília imprimiu uma corrida de 16 a 5 e virou a partida, 32 a 31 forçando tempo de José Neto. Após o tempo, com a volta de três titulares, a equipe melhorou e até chegou a retornar à liderança do placar, mas voltou a falhar na defesa e permitiu a virada do Brasília, 39 a 36, forçando outro tempo de Neto. Após o tempo, o rubro-negro cortou em um ponto a vantagem, mas foi para o intervalo perdendo por 39 a 37 (23 a 14 para o Brasília, no quarto). O destaque foi Ronald (BRA) com 4 rebotes.

Na volta do intervalo, um festival de bolas de 3. Jason Robinson inaugurou os trabalhos com duas belas bolas de três e Marquinhos com 5 pontos completou a virada de placar para 48 a 41. Mas com uma boa corrida de 7 a 0, com direito a cinco pontos seguidos de Pilar, a equipe brasiliense empatou novamente a partida em 48. Com aproveitamento perfeito nas bolas de três, o rubro-negro chegou a abrir seis pontos, mas novamente o Brasília, também com duas de três, empatou a partida.

Com a defesa cometendo as mesmas falhas do primeiro tempo, o FlaBasquete viu o Brasília abrir a sua maior vantagem na partida, 63 a 58. Depois, com melhora no ataque, o Orgulho da Nação foi para o último quarto perdendo por apenas dois pontos, 70 a 68 (31 a 31 no período). Os destaques do quarto foram Fúlvio e Deryk (BRA) com 10 pontos cada, Marquinhos (FLA) com 9 pontos, Jason Robinson (FLA) com 7 pontos e Rafa Luz (FLA) com 5 assistências. 

 

No período final, as duas equipes trocaram cestas no primeiro minuto, mantendo a vantagem de dois pontos para a equipe da Capital, até que JP Batista em uma jogada de três pontos recolocou o Mengão na frente, 75 a 74. A partir disso, Rafael Mineiro passou a ser o nome da equipe. Fundamental no ataque, com cinco pontos seguidos, se junto a Marcelinho como principal arma ofensiva no quarto e fez com que o rubro-negro abrisse 87 a 70 na metade do quarto decisivo. Com calma e aproveitando o destempero do adversário, o Mengo abriu nove pontos, 98 a 89, forçando tempo de um irritado Bruno Savignoni com menos de 1 minuto e meio de partida por acontecer. Após o tempo, o Flamengo abriu dez pontos de frente, 99 a 89, e depois só administrou a vantagem para vencer na estreia da fase semifinal. Flamengo 106 x 93 Brasília.

O próximo compromisso do Orgulho da Nação é amanhã (27) também às 18h45min contra o Correcaminos de Colón (PAN), adversário que o rubro-negro já enfrentou e venceu na primeira fase do torneio.

Destaques do Flamengo:

Pontos: Marcelinho Machado com 15 pontos

Rebotes: Marquinhos, Rafael Mineiro, Marcelinho e Olivinha com 4 rebotes cada

Assistências: Rafael Luz com 7 assistências


Partilha