Com Filipe Luís, Flamengo volta a ter um ídolo no comando após 6 anos

30/09/2024, 15:06
Filipe Luís treinando o Flamengo Sub-20; ídolo já venceu o Bahia em jogo com brilho de Shola

Filipe Luís é o novo técnico do Flamengo após a demissão de Tite, anunciada nesta segunda-feira (30). O ex-lateral e multicampeão com o Manto Sagrado assume o comando de muitos ex-companheiros para tentar terminar a temporada com título. Movimento que marca o retorno de um ídolo do campo ao cargo de treinador após seis anos e que tem histórias de muito sucesso no Mengão.

A última vez que um ídolo incontestável foi contratado como treinador do Flamengo foi em 2018, com Paulo César Carpegiani. A passagem do tricampeão carioca e brasileiro como jogador foi curta, apenas três. Mas o início de sua carreira como treinador no Rubro-Negro é muito similar a de Filipe e um dos casos de maior sucesso na transição de atleta para comandante.

Quais foram e como se saíram os últimos interinos do Flamengo

Antes, vale destacar que Renato Gaúcho foi treinador do Flamengo na temporada de 2021. Apesar dos títulos brasileiro e da Copa do Brasil entre a década de 80 e 90, o ex-atacante adquiriu antipatia de boa parte da torcida enquanto jogava por rivais e depois ao se tornar treinador. Assim, quando contratado para substituir Rogério Ceni, não era mais o ídolo que foi enquanto vestia o Manto Sagrado.

É justamente por isso que Carpegiani é considerado o último treinador que é ídolo por unanimidade na arquibancada. Se Filipe chega ao profissional do Fla 10 meses depois de se aposentar, com Paulo César a transição aconteceu com cerca de dois meses.

Capitão nos anos anteriores, ele tinha o respaldo dos atletas e participou do melhor ano da história rubro-negra. Foi Carpegiani quem liderou o Flamengo de Zico rumo aos títulos da Libertadores e o Mundial de 1981. Ele permaneceu no clube até 1983 durante a primeira passagem e retornaria posteriormente para mais duas: 2000 e 2018.

Mas os exemplos de ídolos rubro-negros que foram treinadores vai muito além de Filipe e Carpegiani. Maestro Júnior, por exemplo, assumiu o time em 1993 pouco depois de se aposentar. O maior lateral-esquerdo da história rubro-negra voltaria em 1997 para a segunda passagem, mas ambas foram sem grande sucesso.

Neste século, uma história com final feliz foi a de Andrade em 2009, com a virada e título mais espetacular do Brasileirão dos pontos corridos. Mas a lista conta também com nomes como Zagallo, Evaristo de Macedo, Jaime de Almeida e mais.

Filipe Luís vai estrear na semifinal da Copa do Brasil

O primeiro jogo de Filipe como técnico rubro-negro será logo um grande desafio. Após comandar os treinamentos desta segunda e terça-feira, ele estará na beira do campo na partida entre Flamengo e Corinthians, na quarta-feira (2), às 21h45, no Maracanã, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Será um grande desafio para o treinador que começou seus passos no sub-17 rubro-negro e está subindo de forma meteórica. Ele deixou a primeira categoria após título da Copa Rio e assumiu o sub-20, onde venceu o mundial da categoria no Maracanã. Agora, a missão é recuperar os profissionais na reta final da temporada.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.