Com Didi e 3 ex-Flamengo, Brasil estreia com vitória no Pré-Olímpico de Basquete
Nesta terça-feira (2), a Seleção Brasileira de Basquete estrou com vitória por 81 a 72 sobre Montenegro no Pré-Olímpico. Com a presença de Didi Louzada, do Flamengo, e três jogadores que já foram campeões com o Manto Sagrado, a equipe começa com pé direito na última chance de conquistar vaga nas Olimpíadas de Paris.
Além do ala que defendeu o Mengão nesta temporada, a equipe conta com os campeões nacionais e mundiais pelo Flamengo: Yago Mateus, Vítor Benite e Cristiano Felício. Yago foi o que recebeu mais minutos e único do quarteto a pontuar. Mas todos entraram em quadra e tiveram alguma contribuição.
➕ Empresário de Gabigol diminui ímpeto após rumor sobre briga com atacante
O Brasil ficou atrás nos dois primeiros quartos de partidas, principalmente por não acertar nenhum arremesso de três pontos no primeiro tempo. Mas ainda assim o time se manteve próximo no placar e foi para o intervalo perdendo por apenas seis pontos: 42 a 36. Desempenho fundamental para a virada que se iniciou no terceiro quarto.
A Seleção dominou o terceiro período e terminou um quarto na frente pela primeira vez, mas ainda sem assumir frente do placar. Liderado pelos bons arremessos de Bruno Cabloco e Leo Meindl, que enfim acertaram do perímetro, o Brasil tomou a frente do placar logo nos primeiro minutos e manteve vantagem de seis pontos pelo restante do jogo.
Cabloco foi grande o nome da partida e quase fez duplo-duplo de 25 pontos e nove rebotes, além de uma assistência. O destaque de Montenegro foi Nikola Vucevic, do Chigago Bulls, da NBA, com 14 pontos e 13 rebotes.
Dos jogadores com alguma ligação com o Flamengo, Yago Mateus teve as melhores estatísticas com quatro pontos, um rebote e cinco assistências. Seguido por Didi, com dois rebotes e uma assistência, e Benite que pegou dois rebotes no jogo.
Brasil no Pré-Olímpico de Basquete
A vitória sobre Montenegro dá dois pontos e liderança do grupo B ao Brasil no Pré-Olímpico de Basquete. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a próxima fase e, favorita contra Camarões, a Seleção encaminhou a vaga no mata-mata.
O jogo contra a Seleção Camaronesa será na quinta-feira (4), às 13h (horário de Brasília). O adversário não conta com o principal astro, Pascal Siakam, do Indiana Pacers, da NBA, é considerado a terceira força do grupo. Portanto, expectativa é de jogo mais controlado do que foi duelo com Montenegro.
No entanto, em caso de um empate triplo, a definição das posições será no saldo de pontos. O Brasil tem nove após vitória desta terça.
Os classificados do Grupo B enfrentarão quem avançar do grupo que conta com Letônia, Geórgia e Filipinas. Seminais serão no sábado (6) e grande final no domingo (7). Apenas o campeão receberá vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.