Com apenas um terço dos jogos, De La Cruz já alcança número de amarelos de 2024

Atualizado: 05/05/2025, 18:57
De La Cruz com expressão de lamento em jogo do Flamengo

De La Cruz vai desfalcar o Flamengo na próxima rodada do Brasileirão por ter recebido o terceiro cartão amarelo durante o jogo contra o Cruzeiro, neste domingo (4). Foi a oitava vez que o meio-campista foi amarelado em uma partida nesta temporada, o mesmo número de punições que recebeu em todo o ano de 2024. 

Mundial de Clubes: TAS entra na reta final do julgamento que afeta grupo do Flamengo

O uruguaio tem oito cartões amarelos em 14 partidas com o Manto Sagrado em 2025. Igualando a quantidade de cartões que recebeu em 41 partidas da temporada passada, ou seja, atingiu o mesmo total com apenas um terço dos jogos. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Nico de la Cruz foi punido contra Internacional, Grêmio e Cruzeiro no Brasileirão, o que resultará na ausência do meia no Flamengo x Bahia de sábado (10). Além da liga nacional, recebeu um amarelo na Supercopa do Brasil, um na Libertadores e três no Campeonato Carioca. Ele só "escapou" de uma suspensão no Estadual pois recebeu o terceiro cartão no segundo jogo das finais. 

Já em 2024, sua primeira temporada pelo Flamengo, o Camisa 18 foi punido as mesmas três vezes no Brasileiro, duas no Carioca e três na Libertadores. Ele igualou, portanto, o número de suspensões por cartão amarelo que recebeu na liga ano passado e já se aproxima do recorde de sua carreira: 10 cartões em uma temporada. 

Esses oito cartões chama a atenção, pois o uruguaio foi punido mais vezes que Erick Pulgar com menos jogos. Líder de cartões da equipe em 2024, com 20, o chileno recebeu seis amarelos em 20 partidas em 2025.

Função no esquema de Filipe Luís pode contribuir para alta de cartões de De La Cruz

O modelo de jogo de Filipe Luís pode ajudar a explicar os motivos para esse alto número de cartões de Nico na temporada. Isso porque o treinador arma uma pressão alta na maioria dos jogos, e o uruguaio é o responsável pelo segundo combate. 

Caso o time adversário consiga passar pela marcação alta rubro-negra, geralmente cabe ao Camisa 18 fazer esse combate. Além de saídas de bola pelo chão, onde muitas vezes um erro pode deixar o adversário em situação favorável e é necessário fazer uma "falta tática".

Elogios do treinador

Filipe Luís elogia constantemente o elenco do Flamengo, com destaque para a dupla de volantes. Após a goleada do volante, o treinador exaltou a dupla formada por De La Cruz e Pulgar.

"Meu modelo pede muito que os volantes sejam o coração do time e muito do que acontece depende deles. Os quatro volantes mais o Gerson são os que podem jogar ali. (...) Pulgar e De la Cruz estiveram mais minutos juntos e desenvolveram essa química em campo. E eles se entendem muito bem"

"Me apego a muitos outros aspectos além da posse de bola, como cobertura, detalhes em que eles são muito completos. Cobrem muito a zona do campo e com que com ou em bola estão sempre bem posicionados…", disse o treinador. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.