Após se lesionar ao desperdiçar um pênalti no triunfo do Botafogo sobre o Vitória pelo Campeonato Brasileiro, Eduardo passou por cirurgia no reto femoral da coxa direita e tem prazo de retorno aos treinos de quatro a cinco meses. Podendo assim, ficar de fora do restante da temporada e não entrar mais em campo pelo rival do Flamengo na briga pelo título, tornando-se uma ausência importante.
Neste terça-feira (23), a situação da equipe botafoguense ficou ainda mais complicada com o anúncio da fratura na tíbia de Júnior Santos. Artilheiro e melhor jogador do Botafogo na temporada, o atacante não teve previsão de retorno informada.
➕ Rony diminui Botafogo e põe Flamengo como rival do Palmeiras
Agora, o Botafogo vai provar um pouco do que o Flamengo teve que passar durante o período da Copa América. Perder seus principais jogadores fará o rival redefinir as suas prioridades para a temporada.
Almada é mais um indisponível no Botafogo
A contratação mais cara do futebol brasileiro, feita pela SAF de John Textor, não está disponível para estrear. O técnico Artur Jorge não poderá contar com o meia de 23 anos até o fim das Olimpíadas.
Almada chegou ao Botafogo com status de craque, mesmo sem ter se provado tanto em alto nível. Possui sete participações em gols nos 17 jogos pelo Atlanta United, dos Estados Unidos. Ainda assim, poderia ser um acalento aos botafoguenses diante das ausências confirmadas.
Desfalques mostraram força do Flamengo
Em entrevista concedida recentemente ao Charla Podcast, o presidente Rodolfo Landim, deixou claro que a intenção da sua gestão era fazer com que o elenco do Flamengo fosse 100% competitivo. “Não pensamos e nem buscamos atletas para compor elenco, queremos jogadores que tenham condições de serem titulares”, declarou.
Considerando o poder aquisitivo e o elenco de Flamengo e Botafogo, é nítida a defasagem entre as peças do time titular e reservas do Rubro-Negro com o clube de John Textor. Inclusive, tal plantel vasto em jogadores de qualidade fez com que o Mais Querido tenha suportado bem a ausência de seus principais jogadores durante a Copa América.
Com a fase de decisões da temporada se aproximando, composta pelas fases de mata-mata da Libertadores e Copa do Brasil, além do segundo turno do Brasileirão, é a hora de afunilar os clubes que realmente vão brigar por todos os títulos. Os times que melhor lidarem com eventuais desfalques e tiverem os melhores suplentes, provavelmente terão maior êxito em seus planejamentos.
Atualmente, tanto o Flamengo, quanto o Botafogo, disputam em todas as frentes. Na liga nacional, o Mengão está em terceiro com 34 pontos, cinco a menos que o rival, que lidera com um jogo a mais. Na Copa do Brasil, ambos enfrentam cascas grossas nas oitavas. Enquanto o Rubro-Negro encara o Palmeiras, os botafoguenses enfrentam o Bahia.
Já na Libertadores, o Flamengo tem pela frente o desafio da altitude de La Paz contra o Bolívar. O Botafogo, por sua vez, vai encarar o Palmeiras.