Flamengo enquanto instituição tem que ter uma equipe forte, dispara Tite
Durante a tarde dessa sexta-feira (26), Tite cedeu sua primeira entrevista coletiva da pré temporada do Flamengo nos Estados Unidos. No decorrer da conversa com os jornalistas, o treinador enfatiza a importância de uma equipe forte e completa para um clube da magnitude do Fla.
Em Olando, o professor apontou a necessida do Flamengo de contar com mais de uma opção de jogador por posição, além de discorrer sobre como lida com a concorrência interna do elenco.
➕Tite se reúne com Landim e Flamengo altera cifras por Léo Ortiz
“Acredito que (numa equipe) do tamanho do Flamengo, dois atletas em cada posição são importantes. Porque é inevitável, em algum momento, um decréscimo técnico, um problema físico ou uma convocação. E o Flamengo, enquanto instituição, tem que ter uma equipe forte“, explica o técnico rubro-negro.
“Tenho colocado isso pra eles. Depois, o técnico vai agradar onze que vão ficar contentes. Cinco vão entrar em condições normais e vão ficar um pouco satisfeitos com o técnico. Outros não vão gostar, mas vão ter o meu respeito. Daqui a pouco, na outra semana eles podem estar nesses onze”, concluiu Tite.
O treinador do Mengão também contou que prefere trabalhar esses termos de maneira sigilosa, ao lado dos seus jogadores.
“Eu não faço isso em uma conversa com a imprensa, faço isso por trás dos panos. O respeito e o trabalho, meu e da comissão técnica, tem que ser igual. Senão, fica muita conversa. Nós queremos ter esse respeito e o trabalho com todos eles. Depois, a oportunidade vai acontecer”.
Tite se aprofundou sobre relação com elenco do Flamengo
A relação de cuidado do treinador com seus atletas também foi um dos destaques da coletiva. E Tite mais uma vez valoriza a pré-temporada por dar oportunidade de convívio e criação de laços de amizade coletivos mais fortes.
“A relação de confiança só se estabelece quando há um tempo juntos, quando há um cuidado para com os atletas e para com a equipe. Eu não imponho, mas faço o atleta refletir, ele escolhe o seu caminho. Se não há conhecimento técnico e tático, quantificação de cargas não adianta. Cuida da qualificação profissional, cuida das relações de transparência e cuida das relações humanas que aí a confiança pode se estabelecer. E esse tempo todo nos permite isso”, pontuou.
Tite volta a comandar o elenco principal do Flamengo neste sábado (27) quando o clubre enfrenta o Orlando City. O amistoso acontecerá as 15h (horário de Brásília) no Inter & Co Stadium em Orlando, sendo transmitido pela Band (TV aberta) e pela TNT Sports (Youtube).