‘Cobertura e combate’: comentarista analisa estratégia do Flamengo para neutralizar Neymar

Atualizado: 16/07/2025, 15:14
Neymar com a mão nos olhos

O Flamengo joga contra um Santos nesta quarta-feira (16) que deposita todas as suas esperanças em Neymar. Sabendo disso, o time de Filipe Luís entra preparado para neutralizar o camisa 10, segundo o jornalista Walace Borges.

➕ João Guilherme cita Neymar e liga sinal de alerta no Flamengo

De acordo com o comentarista, no entanto, o Flamengo não mudará sua estratégia nem postura para enfrentar o Santos, só por terem o Neymar.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Walace avalia que a maneira de jogar do Mengão, automaticamente, já funciona muito bem para parar Neymar, já que o modelo de jogo se baseia sempre em pressionar o homem da bola, com cobertura.

"Eu acho que o Flamengo não vai precisar mudar o esquema de jogo por causa do Neymar, porque o esquema de jogo do Flamengo é um esquema que marca bem jogadores como o Neymar. Que é, o Neymar, toda vez que ele dominar uma bola, vai ter dois caras em cima dele. Nenhuma dúvida. O Flamengo pressiona muito o portador da bola ali na região do meio de campo. E o Neymar cada vez mais joga recuado", explica Walace Borges.

Assim, Walace ressalta que para o jogo contra o Santos, o Flamengo não corre o menor risco de mudar seu estilo

"Eu não tenho dúvida que o Flamengo não mudará o estilo de jogo só porque vai enfrentar o Neymar hoje. Não tem perigo disso acontecer", afirma.

Flamengo terá atenção dobrada em Neymar

Apesar de não viver sua melhor fase tanto técnica quanto fisicamente, Neymar ainda será um "alvo" em campo para o Flamengo.

Segundo Walace Borges, mesmo que não mude sua maneira de jogar, o Flamengo ainda assim terá muita atenção sobre o jogador, esperando que no vestiário, os rubro-negros organizem para fazer uma marcação cerrada sobre o santista.

O jornalista projeta que a estratégia será forçar o erro de Neymar, fazendo com que o meia trabalhe sempre num espaço curto e com pouco tempo para pensar.

"Mas eu acho que no vestiário vai ser: 'Não deixa o Neymar solto'. Acho que a postura do Flamengo no meio de campo vai ser: 'Cara, todas às vezes que a bola cair no pé do Neymar, precisa ter alguém perto'. Precisa ter alguém pra combater, pra fazer o Neymar também tomar uma decisão de talvez um drible curto, e aí precisa ter cobertura. Ou também fazer com que ele tome uma decisão rápida que não seja a melhor", disse Walace.

A bola rola para Flamengo e Santos, na Vila Belmiro, às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (16).