Clubes da Libra recebem proposta para antecipar receitas; veja postura do Flamengo

Atualizado: 03/02/2026, 14:23
Logo da Libra

Os clubes que integram a Libra, bloco do qual o Flamengo faz parte na negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão, têm uma nova proposta financeira na mesa. O Banco Daycoval, através do executivo Silvio Matos, ofereceu uma antecipação de receitas aos times, e a decisão agora está nas mãos dos dirigentes. A informação é do jornalista Rodrigo Capelo, do "Estadão".

Flamengo trava acordo na Libra e cobra reajuste após acesso do Remo

A oferta consiste na opção de antecipar 5% das receitas vinculadas à televisão pelo período de 15 anos. O clube pega o dinheiro à vista agora e o banco recebe de volta ao longo dos anos, com base nos pagamentos da Globo e outras emissoras.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Flamengo é contra antecipação

Segundo as informações, o Flamengo faz parte do grupo dos "difíceis de convencer".

A diretoria rubro-negra, assim como a do Palmeiras, que divergem em outras questões na Libra, não demonstra interesse na antecipação. O motivo é que o clube não está desesperado por verba. Graças à boa condição financeira construída nos últimos anos, o Flamengo não vê necessidade de comprometer receitas futuras (e pagar os juros embutidos na operação) apenas para ter liquidez imediata.

Além de Flamengo e Palmeiras, Bahia e Red Bull Bragantino também devem recusar a oferta, pois contam com o suporte financeiro de grupos econômicos poderosos (City Football Group e Red Bull, respectivamente).

Cenário dos rivais é diferente

Enquanto o Flamengo se dá ao luxo de analisar friamente e provavelmente recusar, outros clubes da Libra veem a oferta do Daycoval como uma oportunidade.

Clubes como Santos e São Paulo, que vivem situações financeiras delicadas e precisam de fluxo de caixa para pagar dívidas e despesas correntes, tendem a aceitar a proposta. O Grêmio, cuja economia piorou nos últimos anos, também balança e pode assinar o acordo.

Uma vantagem desta oferta em relação à antiga proposta do fundo Mubadala é a autonomia. A antecipação do Daycoval não requer aprovação unânime do bloco. Ou seja, Santos e São Paulo podem pegar o empréstimo, enquanto o Flamengo recusa, sem que um atrapalhe o negócio do outro.

Vale lembrar que a operação é diferente do modelo do Futebol Forte União (antiga LFU), onde os investidores compram um percentual da liga por 50 anos e participam da gestão. Na proposta atual da Libra, trata-se apenas de uma operação de crédito, sem interferência na administração do futebol ou dos direitos comerciais.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.