Clubes brasileiros articulam calendário de 2025; Super Mundial preocupa

28/05/2024, 15:32
Reunião de clubes com a CBF.

Os clubes brasileiros estão preocupados com o calendário do futebol em 2025. Nessa segunda (27), houve reunião da chamada Comissão de Clubes, que reúne nove representantes das quatro divisões de disputa do Brasileirão, sendo cinco da série A, dois da série B, um da série C e um da série D. A reunião com a CBF aconteceu antes da reunião geral do Conselho Técnico, que debateu o calendário 2024, prejudicado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A grande preocupação dos clubes é com a adequação do calendário 2025 à realização do Super Mundial de Clubes da Fifa, que acontece nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho. Flamengo, Palmeiras e Fluminense já estão classificados, mas um quarto brasileiro pode garantir vaga se vencer a Libertadores 2024. Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Botafogo estão na disputa, além do trio já classificado.

Flamengo pode ceder Maracanã para Grêmio x Internacional

Os clubes entendem que a CBF vai precisar interromper a disputa do Brasileirão durante o Mundial da Fifa. Para que isso possa acontecer, os clubes imaginam uma alteração na Copa do Brasil, que pode iniciar mais tarde durante o ano. Outra opção é reduzir os campeonatos estaduais, mas como sempre a pressão das federações estaduais é vista como uma barreira. Os clubes querem participar da formulação do calendário 2025.

Comissão de Clubes levará propostas ao pleno das quatro séries

A função da Comissão de Clubes é chegar propostas prontas para as questões do futebol brasileiro antes levá-las ao pleno dos 40 clubes das séries A até D. No caso do calendário para 2025, clubes e CBF vão se encontrar novamente em três semanas para seguir o debate. As informações são do UOL.

Outra reclamação colocada pelos clubes disse respeito à qualidade dos estádios em que são disputados as primeiras fases da Copa do Brasil. Os clubes da série A querem que a CBF estabeleça um padrão mínimo para que as partidas sejam realizadas. As agremiações propuseram também que a CBF coloque os jogos das fases iniciais no estádio do clube com melhor ranking, mas dê a vantagem do empate ao time com menor ranking.


Partilha