Clube suíço anuncia zagueiro campeão mundial sub-20 pelo Flamengo

O FC Lugano anunciou a contratação do zagueiro João Carbone, cria das categorias de base do Flamengo, e oficializou um vínculo válido até junho de 2029. O clube suíço destacou o defensor como uma aposta jovem para integrar o elenco principal e valoriza a formação no Rubro-Negro.
➕ Pré-jogo: Vitória x Flamengo - previsão, notícias dos times e escalação
No comunicado oficial, o Lugano destaca Carbone como um defensor moderno, capaz de atuar tanto como zagueiro quanto como lateral-esquerdo, algo que fez inclusive no profissional do Flamengo. Apesar da pouca idade, o clube ressaltou a maturidade do brasileiro em campo e a capacidade de assumir responsabilidades em jogos decisivos.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
A equipe suíça também deu grande destaque ao histórico vencedor de João Carbone na base rubro-negra. O defensor soma títulos importantes no Sub-20, como duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes, com menção especial ao gol decisivo de pênalti na final contra o Barcelona, no Maracanã.
"Um jovem jogador da qualidade de João para Lugano. Estamos seguindo ele há algum tempo. Ele é uma contratação promissora, mas, ao mesmo tempo um reforço para o time principal. Defensor moderno, com personalidade e flexibilidade tática, pode ser usado de forma eficaz tanto como zagueiro quanto como lateral-esquerdo. Recebemos ele no grupo com grande entusiasmo", disse Sebastian Pelzer, diretor esportivo do FC Lugano.
A negociação que levou João Carbone ao futebol europeu foi conduzida integralmente por Alfredo Almeida, diretor das categorias de base do Flamengo.
Conosciamo meglio João, con le sue prime parole in 🤍🖤 !#noibianconeri #fclugano #lug pic.twitter.com/lLw6sE7WXT
— FC Lugano (@FCLugano1908) February 10, 2026
Carbone recebeu pouco espaço no profissional do Flamengo
Apesar do histórico vitorioso nas categorias de base, João Carbone não conseguiu repetir o mesmo protagonismo no elenco profissional do Flamengo.
O defensor não teve chances e sequer foi relacionado para o profissional em 2025, diferente de João Victor e Iago, também da base. Situação que seguiu em 2026, especialmente após a expulsão na partida contra o Volta Redonda.
Carbone chegou ao Flamengo em 2021, após passagem pelo Grêmio, foi multicampeão na base e faz o caminho que muitos ex-companheiros realizaram rumo à Europa.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












