Clube francês acerta contratação de Otávio, do Porto; veja quanto Flamengo lucra com a venda

O zagueiro Otávio, ex-Flamengo, terá um novo desafio no futebol europeu. O Paris FC acertou a contratação do defensor junto ao Porto por 12 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões na cotação atual).
➕De Vini Jr a Reinier: como terminaram as temporadas dos Garotos do Ninho na Europa
De acordo com o jornalista Santi Aouna, do portal francês "FootMercato", o jogador sinalizou positivamente para se transferir ao rival do PSG e deve viajar nos próximos dias para assinar contrato. O Garoto do Ninho é tratado como prioridade no clube parisiense para a temporada 2025/2026.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Quanto o Flamengo lucra com a transferência de Otávio ao Paris FC?
O Rubro-Negro pode lucrar com a negociação apenas com o mecanismo de solidariedade da Fifa. Após a ida do zagueiro ao Porto, o Mengão deixou de ter qualquer porcentagem dos direitos econômicos do atleta.
Devido ao fato do jogador ter atuado na Gávea dos 16 aos 20 anos (entre 2018 e 2022), o Flamengo tem direito a 2,5% do montante da transferência.
Com isso, o Mais Querido vai receber cerca de 300 mil euros (aproximadamente R$ 1,9 milhão na cotação atual).
Como funciona o mecanismo de solidariedade da Fifa para clubes formadores?
- 0,25% do valor de uma transação por cada ano que o atleta passou no clube entre o 12º ao 15º aniversário
- 0,5% do valor de uma transação por cada ano que o atleta passou no clube entre o 16º ao 23º aniversário
Episódio de indisciplina fez Otávio perder espaço no Porto
O fim da passagem do zagueiro no Porto começou no dia 21 de abril - quando Otávio e mais dois jogadores infringiram o toque de recolher obrigatório estipulado pelo clube.
O ex-Flamengo promoveu uma festa, fora do horário permitido, em comemoração a seu 23º aniversário. Torcedores dos dragões registraram o ocorrido e enviaram à diretoria.
Otávio foi multado e recebeu críticas do ex-técnico do Porto, Martín Anselmi. Após o fato, o zagueiro pouco atuou pelos dragões: 22 minutos (11 contra o Boavista e 11 contra o Inter Miami).
Além do episódio de indisciplina, o desempenho abaixo dentro de campo colaborou para que o clube deixasse de considerá-lo parte dos planos da equipe.