Cláudio Castro sanciona lei que reconhece Flamengo como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

Atualizado: 17/07/2025, 10:38
Torcida do Flamengo abre bandeirão na arquibancada do Maracanã

Agora é oficial! Nesta quinta-feira (17), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou a lei que torna o Flamengo patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado.

Flamengo é punido por erros e conservadorismo contra Santos, diz analista

O projeto de lei havia sido aprovado no dia 24 de junho pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). O governador do estado, que é rubro-negro, falou sobre o título dado ao clube.

F12
F12
4/5
proOdds competitivas em esportes populares.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Esse título é, portanto, o reconhecimento por tudo que o clube tem proporcionado à população. É um orgulho para o Rio de Janeiro sediar um clube como o Flamengo", afirmou Cláudio Castro.

Tal título se refere a elementos culturais - como práticas, expressões, lugares e tradições - que a sociedade local identifica como parte de sua identidade. No Rio de Janeiro, há outros exemplos de patrimônios imateriais, como a própria torcida do Flamengo, a Feira de São Cristovão e o Samba de Roda.

Autora da Lei é torcedora do Flamengo

O projeto de Lei 2.468/23 foi criado pela Deputada Estadual Verônica Lima (PT), que também é presidente da Comissão de Cultura da Alerj e rubro-negra.

"O futebol é coisa muito séria; é uma cadeia produtiva que impacta positivamente a economia do nosso país e do estado. E o Clube de Regatas do Flamengo é o time brasileiro que mais faz a alegria do povo", declarou a Deputada.

Flamengo segue se consolidando como instituição cultural do Rio de Janeiro

O Mais Querido deu mais um passo na consolidação do clube como elemento fundamental da cultura do Rio de Janeiro. Em 2024, o ex-vereador do Rio de Janeiro e ex-VP de futebol Marcos Braz criou um projeto de lei que incluiu o Museu Flamengo no roteiro turístico e cultural oficial da Cidade Maravilhosa.

A lei foi aprovada no dia 10 de abril de 2024 e teve como objetivo atrair turistas e amantes do futebol para conhecer o museu do Mengão, localizado na Gávea, sede social do Rubro-Negro.

Além disso, o futuro estádio do Flamengo, no Gasômetro, será outra peça fundamental no desenvolvimento do Mais Querido e do Rio de Janeiro.