A Classificação Planejada previa vitória do Flamengo sobre o América-MG no Maracanã, e se concretizou no último sábado (25), com a vitória por 3 a 0. O sistema já acertou seis resultados dos 14 jogos disputados até aqui, mas o Mengão está abaixo do esperado. Isso porque o previsto para essa altura do campeonato do time era somar 24 pontos, e o clube tem apenas 18, sendo o 9°. Se o Mengão tivesse alcançado os 24 pontos previstos, estaria em uma situação mais confortável de briga pelo título. Isso porque teria a mesma pontuação de Athletico, Internacional e Atlético-MG, terceiro, quarto e quinto colocados, respectivamente.
Criado por Henrique Machado baseado no antigo sistema utilizado por Rica Perrone, a Classificação Planejada utiliza cálculos matemáticos a fim de projetar os resultados dos jogos do Brasileirão, e jogo do Flamengo não fica de fora. Esses cálculos vão se alterando à medida que a competição vai avançando e por fim os resultados vão acontecendo.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
O que é a Classificação Planejada?
A Classificação Planejada prevê resultado Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A ideia é inspirada no que fazia Rica Perrone em seu site até 2019. Mas alguns critérios eram diferentes:
- Um time deveria ganhar todas as partidas em casa, exceto os clássicos;
- vencer dos “pequenos” fora;
- empatar com os “médios” como visitante;
- voltar para casa derrotado ao enfrentar os “grandes” longe de seus domínios;
- meta de 74 pontos para chegar ao título.
Há algumas alterações para esses critérios do Rica Perrone. A pontuação para garantir o título é uma delas . A fim de ser campeã uma equipe ser campeã, necessita conquistar ao menos um ponto a mais que o vice-campeão. O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006 e encontrou o valor de 68,9. Logo, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada, que calcula também o jogo do Flamengo.
Outra mudança feita nesse sentido foi a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe, baseado em quatro pilares.
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante
Próximo jogo do Flamengo
Antes de enfrentar o Santos pelo próximo jogo do Brasileirão, no entanto, o Flamengo joga com o Tolima pelas oitavas de final da Libertadores. A partida acontece na quarta-feira (29), às 21h30 (Horário de Brasília), na Colômbia. Nesse sentido, o jogo de volta será no Maracanã será no dia 6 de julho.