O Flamengo bateu XV de Jaú na noite do último domingo (8) por 2 a 1 e assim garantiu a classificação para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. Os Garotos do Ninho aguardam a definição do Grupo 6 para saber quem enfrentam próxima etapa. Na primeira posição do Grupo 5, o Mengão encara o segundo colocado do grupo seguinte, como diz a regra do torneio.
O grupo ainda está indefinido e o Flamengo pode enfrentar qualquer um dos quatro clubes: Ceilândia, Catanduva, América-RN e Avaí. Os dois últimos, entretanto, estão em situação mais complicada. Ceilândia e Catanduva têm os mesmos quatro pontos e são primeiro e segundo colocados, respectivamente. Com um ponto cada, América-RN e Avaí podem igualar os quatro pontos e ultrapassar os rivais. Os últimos jogos do grupo, que acontecem nesta segunda-feira (9), estão se cruzando da seguinte forma:
- 17h45 – Ceilândia-DF (4p) x América-RN (1p)
- 20h – Catanduva (4p) x Avaí (1p)
Leia Mais: Flamengo vence o XV de Jaú e passa de fase na Copa São Paulo
O Avaí tem saldo de gols de -2, enquanto o América-RN, tem -1. Celândia tem 2 e Catanduva, 1. Por isso, o Ceilândia é quem tem a melhor situação, mas ainda não é definitiva. Se o América vencer o Ceilândia por 2 a 0, ultrapassa o time. Mas para perder a classificação, o Avaí também teria que derrotar o Catanduva por pelo menos 2 a 0, o que igualaria o saldo de gol dos três times em 0, mas o Avaí ganharia de Ceilândia e Catanduva no números de gols marcados.
Confira a atual classificação da Copinha no Grupo 6
Neste momento, o Flamengo enfrentaria o Catanduva, mas o grupo ainda está muito aberto e todas as posições podem sofrer alterações dependendo da combinação de resultados da última rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Confira como está o grupo:
Flamengo joga desfalcado na Copinha
Os principais jogadores do Sub-20 não estão na Copinha e nem mesmo o técnico é quem comanda a equipe. Isso porque o time das categorias de base está servindo o profissional, onde vão jogar pelo Cariocão. É que o time principal, comandado por Vitor Pereira, está se preparando para as disputas do Mundial de Clubes, Recopa e Supercopa.
O mesmo aconteceu no início da última temporada, quando Paulo Sousa preparava o time para o jogo contra o Atlético-MG, pela Supercopa. Além disso, outro motivo são as férias mais longas que os jogadores precisam ter por conta do calendário apertado do fim de uma temporada e o início da outra. O Mengão tem decisões pela frente ainda entre janeiro e fevereiro, além do Cariocão.
Evertton, Lorran, Daniel Sales e Petterson chegaram a jogar a segunda rodada, contra a Aparecidense, e Lorran ainda marcou os dois gols da vitória. Mas em seguida, o quarteto se juntou ao técnico Mario Jorge na preparação para o Cariocão.