O meia Gerson passou por um procedimento cirúrgico nesta sexta(1) para corrigir um problema congênito no ureter do rim esquerdo. O atleta foi diagnosticado com uma estenose, que é o estreitamento do canal do ureter. O Flamengo informou que o procedimento chamado de pieloplastia foi um sucesso.
Gerson foi operado pelo doutor Renato Muglia, no hospital Copa Star. O procedimento não exigiu campo aberto e foi realizado através de imagem por vídeo, o que reduz o risco de infecção e diminui o tempo de internação pós-operatória. Gerson deve receber alta neste domingo (3).
+ Gerson será operado por robô e isso é uma ótima notícia
Gerson apresentou quadro de dor abdominal e redução do fluxo de urina. Ele foi afastado do grupo no domingo anterior ao jogo contra o Boavista, em 20 de fevereiro. Levado a um hospital, Gerson foi diagnosticado com hidronefrose. Ele inicialmente foi tratado com medicamentos. Eventualmente, os médicos reavaliaram e apontaram a necessidade de intervenção cirúrgica.
Gerson pode demorar mais de um mês para voltar a treinar
A recuperação de Gerson será longa. O jogador deve ir para casa neste domingo (3), mas terá que ficar em repouso por pelo menos 30 dias. A pieloplastia incluiu a colocação de um cateter que só será retirado depois de um mês. Por isso, o jogador não poderá realizar nenhuma atividade física intensa no período.
Sendo assim, a torcida do Flamengo não deve esperar ver Gerson em campo antes da metade final de abril, ou talvez mais tarde. O atleta ainda vai passar por reavaliação médica para saber se a cirurgia realizada hoje resolveu plenamente o problema.