Chegou a hora! Tudo o que você precisa saber sobre o dia da final da Libertadores
DIRETO DE GUAYAQUIL – Flamengo e Athletico-PR decidem neste sábado (29), às 15h (17h no Brasil), a Copa Libertadores da América, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. Milhares de torcedores já estão na cidade equatoriana. Rubro-negros e atleticanos contam os minutos para a grande decisão.
O Mundo Rubro-Negro está em Guayaquil e vem trazendo todas as informações para quem viajou, mas também para quem vai assistir pela televisão. Confira abaixo, um guia rápido para quem quer curtir o jogão sem sustos.
Leia Mais: Flamengo x Athletico: horário, onde assistir e provável escalação
Venda e troca de Ingressos
Os ingressos para a final da Libertadores seguem à venda online. Nesta sexta-feira (28), a Conmebol anunciou que as entradas para a tribuna leste estão esgotadas, mas ainda há para os outros setores. Para quem já está em Guayaquil, mas ainda precisa trocar o voucher online pelo ingresso, a Conmebol preparou um local na cidade.
O posto funciona no Centro Comercial Alban Borja, no centro. Nesta sexta-feira (28), o horário será de 10h às 18h. No dia do jogo, o posto de troca também funciona, mas das 8h às 12h.
Transporte em Guayaquil
A prefeitura de Guayaquil preparou um sistema especial de trânsito para o dia da final da Libertadores. Serão duas linhas de ônibus especiais que vão levar e trazer os torcedores do estádio. Guayaquil oferecerá a partir das oito da manhã 120 ônibus em duas linhas especiais para os torcedores chegarem e saírem do estádio.
Serão dois pontos de parada, um de cada lado do campo de jogo. Serão duas rotas com terminais próximos ao estádio. Uma vai parar na localidade de Bellavista, à leste do campo, para os torcedores que vão para a arquibancada Sul (Flamengo) e leste (Convidados e Imprensa).
A outra linha vai parar à oeste do estádio, na rótula de Portetes, para a arquibancada norte (Athletico) e oeste (sócios do Barcelona e suites). Os ônibus especiais vão sair dos seguintes pontos: Malecon, Avenida Isidro Ayora, Terminal Terrestre, Centro Comercial Alban Borja, Teatro Centro de Arte.
Acesso ao estádio
Os portões do estádio Monumental Isidro Romero Carbo vão abrir às 11h. Não haverá acesso ao estádio em carros particulares. Os torcedores devem utilizar as linhas especiais de ônibus, mas também taxis e carros de aplicativos.
Para entrar no estádio, os torcedores devem levar o ingresso e o documento registrado no mesmo. Haverá conferência dos mesmos na hora do acesso ao estádio. Lembrando que os ingressos são pessoais, mas também nominais.
O que pode e o que não pode entrar
A Conmebol costuma ser bastante restritiva em relação ao que pode entrar no estádio em dias de final de Libertadores. Para sábado, mais uma vez, a lista de proibições é extensa. Bebidas alcoólicas, fogos de artifício, armas de fogo, objetos cortantes e pontiagudos, apitos, guarda-chuvas e sombrinhas, rolos de papel, mas também substâncias psicotrópicas estão vetados.
Também não podem narcóticos, estimulantes, mochilas, bebidas e alimentos em vidro, lata, plástico ou papelão e bandeiras de porte manual que ultrapassem a medida de 2m de comprimento e 1,5m de largura.
Liberados, estão bandeiras de porte manual 2 x 1,5m com hastes de papelão e faixas para colocar nas separações das arquibancadas e do campo que não ultrapassem 1,5m de altura.
Onde vai passar o jogo
No Brasil, o SBT transmite o jogo para todo o país em TV aberta. Teo José será o narrador, com os comentários de Mauro Betting e Robson de Lazzari. Nadine Bastos comenta a arbitragem, enquanto Flávio Winicki e André Galvão trabalham na reportagem de campo.
Na TV fechada, a transmissão fica a cabo da ESPN. Paulo Andrade narra, com comentários de Zinho e Paulo Calçade. Completam a equipe em Guayaquil os repórteres Pedro Ivo Almeida e Pedro Henrique Torre. Também participam William Tavares, Eugênio Leal, Gian Oddi e a repórter Lilly Nascimento.
Onde vai ser a festa
Os torcedores do Flamengo tem se reunido na área de Porto de Santa Ana, pois é uma região cheia de bares e restaurantes. Outra opção para o pré-jogo é a Embaixada do Torcedor, que funciona das 16h às 24h, nesta sexta-feira (28).
Ao invés de comprar as cervejas nos bares, que chegam a cobrar US$ 5, os torcedores têm comprado isopores no supermercado, mas enchido com latas compradas em mercados, muito mais baratos. Nesta sexta-feira (28), pelo menos um torcedor foi visto vendendo cervejas no Malecon.