Central Córdoba vence e sobe pressão: a matemática do Flamengo pela vaga na Libertadores

Atualizado: 13/05/2025, 21:59
filipe luís em jogo do flamengo na libertadores argentina

Com a vitória confirmada do Central Córdoba-ARG sobre o Deportivo Táchira-VEN, nesta terça-feira (13), a pressão sobre o Flamengo aumentou na Libertadores. Agora, o time argentino assumiu a liderança e abriu seis pontos de frente para o Rubro-Negro, que só tem dois jogos a fazer na fase de grupos.

➕ Deportivo Táchira perde lateral titular para jogo contra Flamengo

Assim, o MundoBola Flamengo preparou um pequeno especial com a matemática que o Mais Querido precisa na Libertadores para se classificar às oitavas de final.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Primeiro, é importante destacar: em caso de vitória da LDU sobre o Flamengo no Maracanã, nesta quinta-feira, o Rubro-Negro estará automaticamente eliminado. Um empate também complica as coisas, mas ainda mantém as chances vivas.

Cenário 1: Flamengo vence duas vezes

Em caso de duas vitórias nas duas rodadas finais, contra LDU e Deportivo Táchira, o Flamengo iria aos mesmos 11 pontos que o Central Córdoba tem agora. A partir daí, o time ficaria de olho no jogo entre os argentinos e a LDU, na última rodada, em Quito.

Em caso de vitória do Central Córdoba ou empate, os argentinos passariam em primeiro e o Flamengo em segundo. No outro cenário, de triunfo da LDU, os três times ficariam empatados em 11 pontos — e o saldo de gols decidiria a classificação.

Neste momento, LDU e Central Córdoba têm três gols positivos de saldo, enquanto o Flamengo está zerado. Ou seja, construir essa diferença de gols nos dois últimos jogos será vital para evitar sustos.

Por fim, vale a informação: caso vença a LDU por dois gols de diferença nesta quinta, o Flamengo toma o segundo lugar dos equatorianos na tabela. Assim, a obrigação de construir saldo passaria a ser deles, enquanto o Rubro-Negro teria o confronto teoricamente mais fácil do grupo pela frente (Táchira em casa).

Cenário 2: Flamengo vence uma e empata outra

Se empatar com a LDU, o Flamengo estará praticamente eliminado. Neste caso, a classificação dependeria de uma vitória sobre o Deportivo Táchira na última rodada, aliada a uma derrota dos equatorianos para o Central Córdoba. Mesmo assim, o Rubro-Negro ainda teria que tirar a diferença no saldo para passar.

Esse cenário seria altamente perigoso porque apenas um de três resultados seria positivo no jogo entre Central Córdoba e LDU. Qualquer empate ou vitória dos equatorianos eliminaria o Flamengo.

A outra possibilidade envolveria vitória sobre a LDU e empate com o Táchira, o que também seria péssimo para o Flamengo na tabela. Neste caso, o time iria a nove pontos e precisaria de uma derrota da LDU frente ao Córdoba, na última rodada.

Um empate entre os dois também poderia classificar o Flamengo, mas só se o Rubro-Negro conseguir vencer a LDU por dois gols de diferença nesta quinta. Caso contrário, os equatorianos permaneceriam à frente.

Cenário 3: Flamengo vence uma e perde outra

Por incrível que pareça, o Flamengo ainda poderia se classificar com uma vitória e uma derrota nos dois últimos jogos. Para isso, porém, o triunfo precisaria ser necessariamente contra a LDU.

Nesse caso, uma derrota contra o Táchira na última rodada seria terrível, mas não decretaria automaticamente a eliminação. Isto porque o Flamengo teria os mesmos oito pontos que a LDU tem agora.

Para passar, então, o clube precisaria de uma derrota da LDU para o Córdoba, na última rodada, que fizesse o time equatoriano ficar abaixo do Rubro-Negro no saldo de gols. O Flamengo passaria no limite, com os mesmos oito pontos do time de Quito.

Flamengo ainda consegue se classificar em primeiro?

Sim, é possível. Mas, para isso, o Flamengo precisa necessariamente vencer os dois jogos restantes, além de contar com uma derrota do Central Córdoba para a LDU no último jogo.

Nessa situação, os três times ficariam empatados em 11 pontos. Ou seja, o Flamengo só pode passar em primeiro no saldo de gols. Com zero no momento, será necessário construir essa vantagem — nem que seja para se garantir — nas duas rodadas finais.

Em ritmo de jogo decisivo, Flamengo e LDU se enfrentam nesta quinta-feira, no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). Se vencer por dois gols de diferença, o Mais Querido toma a segunda posição.