Central Córdoba pede para torcida não cometer racismo contra Flamengo

Atualizado: 06/05/2025, 18:35
Torcida Central Córdoba

O Central Córdoba pediu aos seus torcedores não cometerem atos racistas diante do Flamengo, no jogo desta quarta-feira (7), às 21h30, na Argentina, válido pela quarta rodada da Libertadores. O clube argentino emitiu comunicado nas redes sociais e destacou o risco de punição caso algum torcedor comenta racismo.

Técnico do Central Córdoba manda recado aos jogadores antes de jogo contra Flamengo

"Não há lugar para racismo. Vamos defender os valores que nos representam dentro e fora de campo. Toda atitude conta. Pense no clube. Vamos evitar sanções", diz parte da publicação feita nas redes sociais.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Atos racistas acontecem frequentemente contra torcedores e jogadores brasileiros em partidas fora de casa nos torneios da Conmebol. E o tema gerou muita discussão e cobranças ao presidente da entidade, Alejandro Domínguez, após o atleta Luighi, da base do Palmeiras, sofrer racismo da torcida do Cerro Porteño na Libertadores Sub-20

A Conmebol anunciou a criação de um comitê voltado ao combate ao racismo. O grupo é liderado por Ronaldo, pela ex-secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, e por Sergio Marchi, presidente da FIFPro. O objetivo é objetivo desenvolver e aplicar medidas contra a discriminação e violência no futebol sul-americano.

Central Córdoba promete punir torcedores que cometerem racismo

Além de alertar para as punições da Conmebol, que geralmente são multas, o Central Córdoba promete punir severamente os torcedores que forem identificados como autores de atos racistas. Punições que incluem pagamento de multa ao clube e proibição de comprar ingressos. 

  • Qualquer ato de indisciplina no estádio será punido com máxima severidade;

  • Não serão toleradas expressões racistas nem discriminatórias;

  • Os responsáveis serão identificados e receberão sanções que incluem:
    • Multas econômicas.
    • Proibição de ingresso em estádios na província, no país e em nível internacional.

Central Córdoba x Flamengo na Libertadores

O Grupo C começa a quarta rodada com a seguinte composição: 1º- Central Córdoba (7 pontos); 2º- LDU (5 pontos); 3º- Flamengo (4 pontos); 4º- Deportivo Táchira (0 ponto). 

Isso significa que uma vitória pode recolocar o Flamengo na liderança, dependendo do resultado da partida entre Deportivo Táchira e LDU. Um novo revés para o time argentino, por outro lado, cria o cenário do Fla não depender apenas de si para passar de fase e encaminha a classificação do rival.

Por fim, o empate abre a possibilidade de Flamengo, Central Córdoba e LDU terminarem a última rodada com a mesma pontuação e decisão dos classificados seria através dos critérios de desempate. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.