Central Córdoba imortaliza vitória sobre o Flamengo com arte, festa e orgulho nacional

Logo em sua primeira participação na história da Libertadores, o Central Córdoba-ARG fez história ao vencer o Flamengo no Maracanã e tornou o nome de Santiago del Estero, cidade argentina com pouco mais de 230 mil habitantes, um tanto mais conhecido. E aquela vitória, é claro, está eternizada no local.
➕ Desfalques de Central Córdoba x Flamengo: Filipe Luís possui ataque fragilizado
Em duelo pela segunda rodada, na primeira viagem internacional da história do clube, o Central Córdoba surpreendeu o Maracanã e superou o Flamengo por 2 a 1. E a vitória é considerada um dos maiores feitos da história do clube.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Vitória sobre o Flamengo foi eternizada na Argentina
A cidade que vai receber o Flamengo no confronto desta quarta-feira (7) guarda uma série de referências ao Rubro-Negro, que nunca havia pisado no local.
Inspirados pelo "Maracanazo" da Copa do Mundo de 1950, os torcedores locais tratam a vitória do Central Córdoba como "Santiagueñazo", em homenagem à cidade.
Vale ressaltar que o único título de expressão da equipe na história veio em 2024, na Copa Argentina. Foi justamente aquela vitória, contra o Vélez Sarsfield, que credenciou o time a disputar a Libertadores.
E o feito é histórico para os dois lados, ainda que a marca do Flamengo seja negativa. Foi a primeira vez que o Rubro-Negro perdeu para um time argentino no Maracanã, em dez partidas.
Espalhados por alguns bairros de Santiago del Estero, é possível observar uma série de referências ao futebol, como pinturas de Diego Maradona e Lionel Messi. Em uma delas, o Maracanã aparece logo ao lado, ornamentado com o Cristo Redentor e o placar histórico do jogo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/f/H/2Add1IRjmuyolYrwbwiA/whatsapp-image-2025-05-06-at-22.48.46-1-.jpeg)
A paixão local pelo feito do clube no Rio de Janeiro também gerou uma nova música na torcida do Central Córdoba, orgulhosa de ter conseguido vencer no Maracanã. Confira a letra abaixo:
"Eu joguei a Copa no Maracanã
Para o Rio nós fomos de festa
Todo mundo já sabe o que é Central
Nos maus momentos também torcemos
Por isso eu peço a este elenco
Jogar com raça para ser campeão de novo
Estivemos sempre em maus momentos
Mas esta torcida sempre foi de primeira"
Os hinchas, como são conhecidos, fazem uso de adereços que também remetem ao confronto histórico para o clube. Bonés, camisas e até tatuagens fazem questão de destacar a vitória sobre o Flamengo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/2/Z/htiCr5QjCAVQgiv06Mkg/whatsapp-image-2025-05-06-at-22.49.51.jpeg)
Rivais tentam fazer história de novo
Coincidentemente ou não, o Central Córdoba tem a chance de fazer história mais uma vez contra o Flamengo, nessa quarta-feira (7), agora em casa. Em sua primeira Libertadores, o time argentino pode se classificar pelas oitavas em caso de vitória.
Em cenário de triunfo sobre o Flamengo, o Central Córdoba iria a dez pontos na classificação e precisaria apenas de um empate entre LDU-EQU e Deportivo Táchira-VEN para garantir a vaga com duas rodadas de antecedência, o que antes parecia impensável.
O Flamengo, por outro lado, encara o líder da chave com três pontos a menos. Assim, basta vencer que o Rubro-Negro empataria com os argentinos na contagem de pontos.
Para ultrapassar o Central Córdoba já nesta rodada, o Flamengo precisaria vencer por dois gols de diferença, o que o deixaria à frente no saldo de gols.
Central Córdoba e Flamengo se enfrentam a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, na Argentina. Com força total, o Rubro-Negro vai tentar voltar à zona de classificação.