Cebolinha e Pedro com Tite voltam a ser efetivos

27/11/2023, 08:58
Everton Cebolinha e Pedro comemoram gol do Flamengo

Everton Cebolinha e Pedro estão crescendo na mão de Tite. A dupla finalmente está se mostrando eficaz desde a chegada do novo técnico do Flamengo. Antes, o ano de 2023 reservou médias ruins e péssimas atuações. Mas a crescente é notória. Tanto que o clube briga pelo título do Brasileirão nas rodadas finais.

Para levantar a taça, Pedro e Cebolinha podem ser muito importante. O decisivo Gabigol perdeu espaço e já não vinha sendo tão decisivo assim. Everton Cebolinha talvez seja o caso mais simbólico de recuperação. O jogador não agradava à torcida e vivia sendo criticado.

Leia mais: Cebolinha atinge recorde no Flamengo

Antes da chegada de Tite, Everton Cebolinha não marcava gols e nem dava assistências há 15 jogos. No terceiro jogo sob o comando do treinador, o atleta balançou as redes do Grêmio. Durante todo o ano, Cebolinha havia marcado quatro gols. Com Tite, já marcou metade: dois, em nove jogos. Além disso, deu ainda duas assistências.

Mas não se trata apenas de números. Everton Cebolinha vem sendo insinuante. O atacante tenta as jogadas e consegue dribles. A todo momento, Cebolinha se mostra perigo constante para o adversário e a virada de chave é clara. Não à toa conquistou a vaga de titular e bateu recorde no Flamengo. Pela primeira vez, o jogador inicia como titular cinco vezes seguidas pelo Mengão.

Pedro voltou a ser artilheiro

Pedro não fica para trás. O artilheiro está voltando a balançar as redes. Durante o ano, foram 24 gols em 51 jogos, antes de Tite. A média é ruim para seu padrão: apenas 0,47. Com a chegada de Tite, são seis gols em nove partidas. Ou seja, o Camisa 9 é importantíssimo para o time. A média com o treinador é de 0,6 gol por partida.

Pedro atravessou uma má fase complicada. Com Jorge Sampaoli, reclamou dos poucos minutos. Mas quanto recebeu chances, não conseguiu aproveitar.

Foram oito jogos seguidos sem marcar. Em quatro oportunidades, foram 90 minutos em campo. Apenas no primeiro jogo sem Sampaoli, contra o Bahia, Pedro voltou a marcar. Mário Jorge comandava de forma interina enquanto o clube negociava com Tite.

Na vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, Pedro e Everton Cebolinha foram cruciais. Cebola abriu o placar de cabeça e deu assistência para o terceiro gol. Everton Ribeiro, de letra, aproveitou. Pedro deixou sua marca ao fazer o segundo da partida.

Tite derrete-se por Everton Cebolinha

Na coletiva de imprensa, Everton Cebolinha foi um dos assuntos. No entanto, Tite não se enxerga como salvador ou recuperador de jogador. Para o técnico, o bom momento se dá pela qualidade de Cebolinha. Por isso, o treinador fez o pedido para não atribuírem a ele a boa fase. Uma curiosidade é que ambos os jogadores trabalharam com Tite na Seleção Brasileira.

“Não personalizem evolução do atleta em cima de um técnico. Isso hiperdimensiona o trabalho de um técnico que não é a realidade. O Cebolinha está jogando bem porque ele é bom. Ele está jogando porque ele passou por um período de adaptação no Flamengo. Passa por momentos, que vai, mas que persiste. Treina, trabalha. Assim é todo mundo”, explica o treinador.


Partilha