CBF reafirma que gol que levou São Paulo à final com Flamengo foi legal

22/08/2023, 22:41
Atualizado: 01/11/2023
Gol de Lucas Moura contra Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

O adversário do Flamengo na final da Copa do Brasil será o São Paulo, mas poderia ser bem diferente e o Corinthians quase reeditou a final do ano passado. No entanto, os tricolores conseguiram reverter o quadro após a derrota por 2 a 1 na ida e venceram por 2 a 0 no Morumbi. Mas a remontada contou com um polêmico gol de Lucas, que segundo os adversários alvinegros, teria tido toque de mão.

Mas o VAR não pega o toque de nenhum ângulo. Por isso, Péricles Bassols falou sobre o caso e explicou que como o toque de mão não aparece nos ângulos analisados pela arbitragem de vídeo, a decisão de campo, que foi pelo gol, é mantida.

Leia mais: Ídolo do São Paulo bota medo nos são-paulinos ao projetar final da Copa do Brasil

“No VAR, fazemos o trabalho de parar as imagens e casar todas elas como um quebra-cabeça e definir se houve toque ou não. Nesse caso (lance do Lucas), não encontraram o toque. Portanto, não há infração e o gol foi mantido”, diz Bassols.

Bassols explica ainda que a equipe busca as imagens que possam mostrar o toque de mão, que não fica claro por ângulo algum.

“A equipe VAR desde o início da checagem está ativada para a possibilidade de mão. E ela tem que buscar realmente, porque se há um toque de mão, temos um gol de imediatez com toque de mão anterior, independentemente de ser intencional”, continua.

Bassols comenta ainda como é feita a verificação pelos ângulos.

“O VAR para em vários ângulos e velocidades em busca de possibilidades de contato, segue o jogo e não encontra nenhum contato. A depender da perspectiva que estejam olhando, por um lado parece que a mão está por trás e em outro parece estar por cima. São ângulos. Nunca podemos tratar uma imagem com um ângulo só”, finaliza.

Flamengo e São Paulo fazem final da Copa do Brasil

Com ou sem polêmica, o confronto está definido e os jogos acontecem em dois domingos, nos dias 17 e 24 de setembro, respectivamente. Os mandos de campo, entretanto, ainda serão definidos. Ou seja, o Flamengo ainda não sabe se define o título jogando dentro ou fora de casa. Além disso, com a interdição do Maracanã, a utilização do estádio para a final também se tornou uma incógnita.


Compartilhe