CBF ignorou pedido do Flamengo para mudar data de jogo contra Cuiabá
Tite mais uma vez externou insatisfação com a CBF pelo calendário do Flamengo no Brasileirão. Após vitória sobre o Atlético-MG, nesta quarta-feira (3), o treinador voltou a reclamar sobre o pouco intervalo entre as partidas e revelou que o clube pediu para entidade aproveitar mudança de horário para tirar o jogo contra o Cuiabá do sábado (6). Mas o resultado foi o adiantamento em uma hora.
A CBF mudou o horário de Flamengo x Cuiabá para evitar conflito com jogo da Seleção Brasileira, que será às 22h. A princípio, a entidade queria transferir o jogo da 15ª rodada de 21h para 19h, mas a decisão final foi que a partida começará às 20h. O Flamengo, no entanto, deu outras opções para a entidade.
➕ CBF só divulga áudio do VAR de um dos dois pênaltis não marcados para o Flamengo
“Nós pedimos para o jogo (contra o Cuiabá) ser no domingo, pedimos para ser segunda”, afirmou Tite ao comentar a mudança de horário na coletiva pós-jogo. Em seguida, Cleber Xavier complementou lembrando que o resultado da solicitação foi o adiantamento: “O jogo ainda diminuiu uma hora, né?”
O Flamengo, portanto, vai seguir com jogos e viagens com intervalos que raramente chegam a pelo 72 horas. Considerando o horário do apito final contra o Atlético-MG, a equipe terá cerca de 67 horas até o jogo contra o Cuiabá, sendo que ainda precisou voltar de Minas para o Rio de Janeiro.
Não há motivos aparentes, além de priorizar o desejo da detentora dos direitos, para a CBF não mudar a data da partida. O Botafogo é o único rival que jogará no Rio neste fim de semana, contra o Internacional, no domingo. Ou seja, a cidade não receberá jogos na segunda-feira.
Além disso, o Flamengo entrará em campo depois somente na quinta-feira (11), contra o Fortaleza, no Castelão. O único problema poderia ser o jogo do Cuiabá no meio da semana, que a CBF ainda não confirmou será quarta (10) ou quinta (11).
Contudo, há espaço para a CBF modificar o calendário do Cuiabá e evitar que a equipe mato-grossense enfrente o mesmo que o Flamengo. Após derrota para o Botafogo em casa nesta quarta, a equipe precisa já iniciar os treinamentos e preparar viagem para o Rio.
Vale lembrar que, recentemente, a entidade mudou data de clássico Palmeiras x Corinthians a pedido do time alviverde. O motivo foi que equipe não pôde utilizar o Allianz Parque no sábado, data inicial, e a Arena Barueri passava por reforma no gramado. A partida foi remanejada para segunda-feira (1).
Tite faz pedido à torcida para Flamengo x Cuiabá
O pouco tempo para recuperar jogadores entre jogos claramente é o que mais revolta Tite e sua comissão técnica. Esse foi justamente um dos pontos citados por Cléber Xavier e Tite em outros comentários sobre a partida contra o Cuiabá. O auxiliar, aliás, mostrou descontentamento também com a falta de mudança da CBF diante das reclamações e foca em seguir o trabalho.
“Muda muito. Nesse sentido hoje até entra em equidade… Se bem que o Cuiabá jogou um pouquinho mais cedo. Mas passamos por momento que não tinha, que o adversário tinha 72 horas para recuperar e a gente 66h. Não adianta ficar falando, falando… Temos que trabalhar, recuperar os atletas, usar de toda a qualidade dos nossos departamentos e jogar sábado, às 20h”
Já Tite pede que o torcedor dê carinho ao grupo de atletas que está em sequência de ótimos resultados e colocou o Flamengo na liderança do Brasileirão mesmo com muitos desfalques.
“Pedir para o torcedor para passar carinho para os atletas. Eles merecem! O quanto estão se dedicando, quanto estão aplicados com todas essas situações… Eles merecem! E será um jogo extremamente difícil e o terceiro jogo em seis dias. Não somos só nós, são todas as equipes em um calendário que precisa ser melhorado”
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.