CBF explica pênalti do Flamengo contra São Paulo e revalida marcação
O São Paulo chorou um pênalti marcado a favor do Flamengo no último jogo do time. O Mengão buscou o empate em 1 a 1 no Maracanã aos 47 do segundo tempo, quando Luiz Araújo sofreu a ação faltosa dentro da área adversária. Assim, Pedro cobrou e converteu, mas os paulistas ficaram pedindo impedimento no início da jogada de Luiz Araújo.
O lance, como de praxe, foi revisto pelo VAR no Maracanã, mas o time rival entendeu que a arbitragem errou. O quantidade de linhas serviu para confundir os tricolores. No entanto, a CBF trouxe a explicação nesta terça-feira (15).
Leia mais: São Paulo quer explicações da CBF sobre pênalti em Luiz Araújo
Gerente técnico do VAR, Péricles Bassols explica que a linha azul, que dá impressão de impedimento, sobe em direção céu e não representa onde o jogador está no chão.
“O que determina essa linha azul que sobe, ela não está indo em direção à linha lateral. Ela não determina o ponto em que o atleta está no solo. As linhas amarelas representam a posição dos jogadores. A linha azul está apontada para o céu, a referência vertical dos pontos de qualquer atleta. Como esse ponto é um ponto terrestre, que é o bico da chuteira, esse ponto será a referência”, diz, antes de continuar:
“Essa linha vertical, azul, no encontro com as amarelas, é o alvo. Essa posição desse jogador de branco no solo. Quando faz a pré-confirmação gráfica, a linha fica amarela. Esta linha azul ela não é a linha que é referência para o atleta lá de cima”, explica Péricles.
Seneme concorda com marcação de pênalti para o Flamengo
Sobre a ação faltosa em si, foi Wilson Seneme quem deu explicações. O chefe de arbitragem diz que o jogador rival foi imprudente, revalidando a marcação do pênalti. Assim, Luiz Araújo teve a sua integridade física desconsiderada pelo infrator.
“Vemos o movimento adicional do jogador em levantar o pé após a bola passar por ele. É um risco muito grande um jogador levantar o pé na altura do joelho do adversário. Isso é assumir um risco, isso e ser imprudente, é a falta de atenção, consideração, contra o adversário”, explica Seneme.