Reunião na CBF libera mais estrangeiros e treinos em grama artificial
A reunião do Conselho Técnico da CBF na tarde desta terça-feira aumentou o limite para jogadores estrangeiros no Campeonato Brasileiro. O encontro também manteve a permissão do uso de grama artificial no Campeonato Brasileiro, apenas determinando que os clubes visitantes devem poder treinar no gramado no dia anterior às partidas.
As duas propostas contrariam a vontade da Federação Nacional de Atletas Profissionais, que lutava pela proibição do uso de grama artificial e pela manutenção do atual limite de atletas estrangeiros.
➕Flamengo pode ficar sem lateral-esquerdo durante a Copa América
Curiosamente, o Flamengo foi representado na reunião justamente por um dos seis estrangeiros do seu elenco principal, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta. Ele participou na condição de atual capitão da equipe.
Os 20 clubes da Série A foram unânimes em ampliar o limite de jogadores estrangeiros que podem ser relacionados por partida de 7 para 9 jogadores. Além de Arrascaeta, o Flamengo conta atualmente no seu elenco com os também uruguaios De La Cruz, Viña e Varela, o chileno Pulgar e o argentino Rossi. Há notícias, porém, de que o clube negocia com o português William Carvalho.
Além disso, o Flamengo tem na base o nigeriano Shola. Teoricamente com a nova regra, o clube poderia relacionar esses 8 atletas, ou outros que venha a contratar, na mesma partida.
Em relação à grama artificial, o Conselho Técnico da CBF decidiu que os visitantes sejam autorizados a treinar no gramado sintético na véspera da partida para se adaptar ao campo. Atualmente, Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR usam o gramado artificial na Série A. O Atlético-MG também pretende trocar o piso de seu novo estádio para grama sintética.