CBF esculhamba mais história do Brasileiro e reconhece título do Atlético
Nesta sexta-feira (25), a CBF reconheceu o Atlético-MG como Campeão Brasileiro de 1937. Portanto, agora a equipe mineira é tricampeã nacional. A homologação do título ocorreu após reunião entre Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e cúpula de membros do clube mineiro. O processo será informado à FIFA e também à Conmebol. Mesmo assim, não contará pontos nos rankings de nenhuma das entidades. Em entrevista à rádio Itatiaia, o presidente Sérgio Coelho falou sobre o título.
“A emoção é muito grande, uma felicidade. Estamos honrando e homenageando nossos guerreiros de 1937. Com certeza foi com muita dificuldade conseguiram este título. Foi informado na época que o Atlético-MG foi o primeiro campeão brasileiro”, afirmou o cartola. Em seguida, Sérgio falou sobre a “correção de uma injustiça”, uma vez que a CBF reconheceu outros títulos em 2010.
Leia mais: Dirigente do Atlético-MG admite que torcida não vai conseguir ver jogo em parte da Arena MRV
“Estamos corrigindo uma injustiça, porque este título já poderia ter sido em 2010, quando reconheceram aqueles de 1959 a 1970”, completou o presidente.
Em 2010, CBF reconheceu títulos brasileiros de antes do campeonato existir
O Atlético-MG não é o primeiro clube há ter títulos reconhecidos de antes do Campeonato Brasileiro existir. Em 2020, a CBF oficializou títulos nacionais de 1959 à 1970. Dessa forma, Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Palmeiras e Santos conseguiram reconhecer seus campeonatos. Além disso, os clubes paulistas ainda passaram a ser, na época, os maiores campeões nacionais.
No entanto, a primeira edição oficial do Campeonato Brasileiro ocorreu em 1971, na qual o Atlético-MG foi campeão. Aliás, em 2021, a CBF comemorou 50 anos do torneio. Ou seja, o Brasileirão é a única liga no mundo em que existem campeões antes mesmo de existir o campeonato oficialmente. Agora, com um campeão de 34 anos antes da existência.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.