CBF enquadra Palmeiras após acusações de auxiliar de Abel

03/07/2023, 15:47
Sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); entidade irá assinar acordo com Ministério da Justiça

Após as graves acusações de João Martins, auxiliar do Palmeiras, que afirmou que o seu clube joga contra o “sistema”, a CBF se manifestou e subiu o tom. Em nota, a entidade tratou o episódio como um “desfile de grosserias” e uma tentativa “xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro”. Assim, a CBF promete que irá ao STJD cobrar explicações.

Em entrevista coletiva após Athletico-PR 2×2 Palmeiras, João Martins afirmou que o “sistema impede que o melhor vença”, ao questionar a arbitragem da partida. Por isso, a CBF afirmou que vai enviar o vídeo com as declarações ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para que o auxiliar revele o suposto esquema no futebol brasileiro.

Leia mais: Flamengo quer mudanças, mas pode assinar acordo que renderá bolada em julho

No texto, a CBF ainda rebate as acusações de que “Não seria bom para o sistema que o mesmo time vença duas vezes seguidas”: “Foi um desfile de grosserias e uma tentativa infantil e até xenofóbica de reduzir a relevância do futebol brasileiro na Europa, mostrando inclusive desconhecimento do próprio campeonato que disputa, que já teve tricampeões, bicampeões, com vários times ganhando seguidamente”.

Sobre o comportamento do jogador brasileiro, que também foi alvo de críticas de João Martins, a CBF foi categórica: “O comportamento do jogador brasileiro, que o funcionário em questão tanto critica, não corresponde à realidade, na medida em que o Brasil é o país do mundo que mais tem jogadores atuando no exterior, inclusive na própria seleção portuguesa”, afirmou.

A entrevista do auxiliar do Palmeiras

O choro do auxiliar de Abel Ferreira se deu após o duelo entre Palmeiras x Athletico-PR, na Arena da Baixada. O clube paulista reclama de prejuízos causados pela arbitragem, já que entende que o volante Zé Ivaldo teria que ser expulso em pênalti cometido em Endrick, aos três minutos de jogo. Sendo assim, João Martins esbravejou em entrevista coletiva:

“Pela saúde mental da comissão técnica, ainda bem que sou eu hoje aqui. Nós entendemos que o futebol brasileiro passa uma imagem do futebol mais competitivo do mundo porque ganham vários. Mas ganham vários porque muitas vezes não deixam os melhores ganharem”, disse, antes de completar:

“Mais uma vez o que aconteceu hoje… Portanto, entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos. Mas amos continuar a dizer as verdades, podem expulsar. Qualquer pessoa que estivesse no nosso lugar se sentiria revoltado. É revoltante! Mas temos uma vontade muito grande de ganhar e sermos os melhores. Contra esse sistema é muito difícil, mas vamos continuar dando o nosso melhor”.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.